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Para muitos, “cultura de inovação” é só mais um termo da moda. Afinal, toda empresa tem uma cultura, algumas mais inovadoras do que as outras. 

 

Mas, como elas conseguem? Ou melhor, por que elas são assim? A não muito tempo atrás, inovação era algo relacionado às startups.  

 

Todavia, agora, este é requisito para o sucesso de qualquer empresa. Isto porque, a verdadeira inovação cria valor para os clientes e para a organização.  

 

Com isso, o impulsionador mais importante é a criação de uma cultura interna focada na inovação. Esse é o método de sucesso. 

 

Parece complexo, não é mesmo? Neste artigo vamos nos aprofundar no assunto para entender o papel da inovação e seu funcionamento na prática. Continue lendo! 

 

O que é uma cultura de inovação?

Ter uma empresa com uma cultura de inovação significa oferecer espaço para incentivar o pensamento criativo, a troca de ideias e a inovação entre times.

 

Assim como, criar formas para gerar mais resultados, responder melhor às necessidades dos clientes e competir de forma eficaz em geral. 

 

Resumindo, uma cultura de inovação é tudo aquilo que impulsiona as empresas a serem melhores, em todos os aspectos do negócio. 

 

Além disso, é entender que inovação é uma tarefa geral, e confiar na criatividade, ouvindo pessoas de todos os lugares. 

 

Promover essa cultura requer uma abordagem prática, onde as pessoas precisam se sentir livres para colaborar e perseguirem suas ideias. 

 

Leia também: Você sabe o que é a Pirâmide da Boa Experiência? 

 

Por que a cultura de inovação é importante? 

Por sua própria definição, “inovação” é a introdução de algo novo, uma nova ideia, método ou dispositivo

 

Assim, é ela quem está impulsionando a transformação digital em vários setores, e até nos métodos tradicionais do que fazemos diariamente, como trabalhar ou comunicar.  

 

Por isso, independentemente do segmento da sua empresa, adotar uma cultura de inovação é sinônimo de ter vantagem competitiva.  

 

Afinal, empresas inovadoras lançam novos produtos no mercado com mais rapidez e aceitação, alimentando continuamente seu crescimento. 

 

4 Estratégias para a inovação

Conscientização, reconhecimento, colaboração e tecnologia são pilares que contribuem para a criação de uma cultura mais inovadora, veja: 

 

1. Consciência 

Colocar foco na inovação é essencial, e isso precisa ser articulado em todos os níveis. Ou seja, seu time como um todo precisa entender como a inovação se aplica a suas tarefas e como podem contribuir para a inovação. 

 

2. Reconhecimento 

Recompensar as pessoas por apresentar, desenvolver e implementar ideias inovadoras é uma das melhores maneiras de demonstrar que isso é prioridade para a empresa. 

 

Saiba mais: O que é Employee Experience? Veja a sua importância e como implementar 

 

3. Colaboração 

Criar ambientes onde todos possam compartilhar ideias e explorar a criatividade. Isso pode ser feito focando grupos na resolução conjunta de problemas comuns do negócio, aumentando também a compreensão de outras perspectivas. 

 

4. Tecnologia 

Parte da criação de uma cultura de inovação e aumento da colaboração inclui a implementação de tecnologias centradas no desenvolvimento de ideias ou na solução de desafios. 

 

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Como aplicá-la? 

Aplicar essas estratégias pode parecer difícil, mas seguindo dois passos, você saberá exatamente como guiar seu time e quais resultados esperar. 

 

  • Defina onde sua empresa está: Saber onde sua empresa está no cenário competitivo oferece uma visão geral de quais atividades e processos necessitam do apoio da inovação.  
  • Defina aonde quer chegar: Do mesmo modo, uma forte cultura de inovação leva em consideração metas e objetivos. Tê-los bem definidos deixará que eles moldem as práticas diárias de sua empresa. 

Esses podem parecer pontos simples, mas muitas empresas iniciam seu processo sem defini-las e acabam inovando, mas sem um propósito. 

 

Embora a eficiência do processo e o aumento da produtividade sempre sejam um foco de negócios, as empresas precisam se concentrar mais nas oportunidades para criar uma cultura de inovação. 

 

Além das especialidades tradicionais, os líderes devem promover uma orientação para a inovação e adicioná-la à sua combinação de competências empresariais. 

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