fbpx
fale conosco! +55 19 4062 8611
O que é Employee Experience? Veja a sua importância e como implementar

Qual é a impressão que você tem da empresa que trabalha ou trabalhou anteriormente? Muito se fala sobre experiência do cliente, mas nem tanto sobre Employee Experience.


Nos últimos anos vem se tornando um pouco mais comum o debate sobre a satisfação dos colaboradores. O conceito de Employee Experience faz parte de uma estratégia usada para fortalecer a percepção dos funcionários sobre a marca.


Ao desenvolver melhor esta percepção, o colaborador se sente mais acolhido e também ajuda a reter talentos dentro da empresa. Isso é feito pela valorização do colaborador no ambiente empresarial.


Para conhecer mais sobre o tema, descobrir como ele funciona e como implementá-lo na sua empresa, continue lendo!


Ok. O que é Employee Experience?


Podendo ser reduzido para EX, o Employee Experience (ou experiência do colaborador), é a junção das percepções e sentimentos que um profissional possui da empresa na qual trabalha.


É o resultado de interações que eles viveram desde o primeiro contato que tiveram com a empresa, ou seja: o processo seletivo. Ele só se finaliza o contato após o desligamento deste colaborador.


Esta experiência pode ser positiva ou negativa, dependendo do que ele viveu em sua trajetória. Mas quais são os pontos que ajudam a melhorar esta vivência?


São características da empresa, como as oportunidades de crescimento, autonomia, apoio dos líderes, condições de trabalho etc.


Trabalhar o Employee Experience é colocar o colaborador como centro das decisões tomadas pela equipe de Recursos Humanos. Assim, promovendo ações que visam a felicidade do profissional ao trabalhar na empresa.


Quais são os benefícios de desenvolvê-lo?


Como podemos analisar, muitos são os benefícios que aplicar o Employee Experience traz para as organizações. Listamos alguns deles na lista abaixo, veja:


  • Retenção de colaboradores;
  • Melhora a imagem da empresa;
  • Aumenta a produtividade dos colaboradores;
  • Fortalece a cultura organizacional;
  • Melhora o clima e engajamento da empresa;
  • Otimiza a comunicação interna.

 

Como implementar o Employee Experience?


Que tal conhecer algumas estratégias que podem ajudar a implementar o Employee Experience na sua empresa? Veja algumas delas a seguir:


  • Escute os colaboradores: peça feedbacks, quais são os seus desejos. Dê abertura para que exponham suas opiniões sobre a empresa que estão trabalhando.
  • Construa um ambiente de trabalho confortável: de fato, o ambiente de trabalho acaba sendo um local que passamos horas de nossos dias. Ou seja, ter um lugar seguro, e estruturado é uma necessidade.
  • Alinhe os interesses: como dito no primeiro item, é essencial conhecer os profissionais. Os líderes precisam conhecer seus anseios e alinhá-los com os da empresa.
  • Construção de uma trilha de carreiras: os colaboradores precisam conhecer as oportunidades que terão dentro da empresa, para construírem sua carreira.
  • Investir em benefícios: busque por benefícios que podem proporcionar uma melhor qualidade de vida ao colaborador. Assim como jornadas flexíveis, por exemplo.


Em conclusão, o Employee Experience é uma estratégia que busca colocar o colaborador como centro das decisões tomadas pela equipe de Recursos Humanos. Ao promover ações que visam a felicidade do profissional, muitos pontos positivos são obtidos. Tanto para o colaborador quanto para o ambiente corporativo.


Entendeu os benefícios de implementar o Employee Experience em uma organização? Para mais artigos sobre gestão de empresas, acesse o blog da Online Applications!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *