fbpx
4 curiosidades sobre Vale do Silício que você provavelmente não sabia

Quem gosta de tecnologia, e de empreendedorismo, com toda certeza já ouviu falar sobre o Vale do Silício. A região é muito conhecida por conta das empresas de tecnologia que nasceram (e ainda nascem) no local.


Há um século atrás provavelmente ninguém imaginava que algumas cidades ao redor de São Francisco, no Estados Unidos, se tornaria o maior polo tecnológico do mundo. A região conhecida como Vale do Silício é o berço de algumas das empresas mais valiosas do mundo, assim como o Google, HP, Apple e Facebook.


Quer conhecer como o local se tornou tão famoso por conta das inovações? Neste artigo vamos apresentar algumas das curiosidades do Vale do Silício que você provavelmente não sabia (e vai gostar de saber!).


Como nasceu o Vale do Silício?

A região da Califórnia


O Vale do Silício está localizado nos Estados Unidos, mas até aí provavelmente você já sabe. São um conjunto de cidades ao sul de São Francisco, no estado da Califórnia.


A Califórnia é o estado mais populoso do Estados Unidos, com cerca de 39 milhões de habitantes. No estado estão quatro das 20 maiores cidades do país.


Vários municípios estão dentro da região: Palo Alto, Newark, Menlo Park, Campbell, Union City, Milpitas, Sunnyvale, Cupertino, Los Gatos, Santa Clara, Fremont, Redwood City, Saratoga, Los Altos, Mountain View e San Jose.


A garagem da HP


Acredite se quiser, mas o coração do Vale do Silício é uma garagem! Mais especificamente a garagem da HP, uma das empresas mais famosas da região.


Em 1939, Bill Hewlett e David Parckard, os futuros fundadores da HP, ainda eram estudantes e estavam trabalhando em seu projeto de conclusão de curso: a criação de um oscilador de áudio.


Um de seus professores da universidade, percebeu que muitos de seus estudantes e a  região da Califórnia estava perdendo ótimos profissionais para outos locais do país, como Nova York. Por isso, sugeriu a Bill e David que ficassem e montassem sua própria empresa de tecnologia, em cima do projeto do oscilador de áudio.


Este foi o início da empresa Hewlett-Packard Company, conhecida mundialmente como HP.


Para trabalhar na garagem, Bill e David criaram algumas regras. Quer saber quais foram? Veja a lista abaixo!


  1. Acredite que você pode mudar o mundo.
  2. Trabalhe rapidamente e não mantenha as ferramentas trancadas.
  3. Trabalhe sempre que necessário.
  4. Saiba quando trabalhar sozinho e quando trabalhar em equipe.
  5. Compartilhe ferramentas e ideias, confie nos seus colegas.
  6. Nada de política e burocracia: essas coisas são ridículas dentro da garagem.
  7. O cliente é quem define se o trabalho foi bem feito.
  8. Ideias radicais não são ruins, invente formas diferentes de trabalhar.
  9. Contribua de alguma maneira todos os dias. Se o que foi criado não contribuir em nada, não deve sair da garagem.
  10. Acredite que juntos podemos tudo. Invente!


Origem do nome


Quem gostava de química na época da escola, sabe que silício é um elemento químico. E se engana quem acha que a região do Vale do Silício ganhou este nome por jazidas deste material.


A região recebeu este nome pela onda de empresas que se instalaram no local a partir de 1956. O silício é a principal matéria-prima de processadores fabricados por empresas que surgiram lá.


A primeira vez que o nome foi utilizado foi por Ralph Vaerst, fundados e investidor de empresas da região. O termo Vale do Silício apareceu na imprensa em uma série de reportagens em 1971, no semanário Eletronic News.


Quais empresas estão no Vale do Silício?


Muitas empresas de tecnologia surgiram no Vale do Silício, e outras montaram filiais no local por conta da cultura de inovação.


O fato é: estar no Vale do Silício garante a aceleração de várias empresas, sejam elas pequenas ou grandes.

As principais empresas que nasceram e cresceram no local são o Facebook, Google, HP, Apple, Microsoft, Dell, Intel, Sony, e muitas outras.

 

Agora queremos saber. Quais as curiosidades sobre o Vale do Silício que você ainda não sabia? Deixe nos comentários!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *