fbpx
fale conosco! +55 19 4062 8611
5 mitos sobre empreendedorismo desmistificados para quem sonha em empreender

Muitos brasileiros sonham em possuir seu próprio negócio e começar a empreender. Para comprovar a frase anterior, uma pesquisa realizada pelo Global Entrepreneurship Monitor (GEM) mostrou que 50 milhões de pessoas pretendem abrir uma empresa nos próximos três anos. Os dados são de 2020.


De acordo com o Boletim do Mapa de Empresas do Ministério da Economia, divulgado em setembro de 2021, o Brasil ganhou mais de 1,4 milhão de empresas no quadrimestre do ano. Impressionante, não é?


Mesmo assim, o país ainda perdeu um alto número de empreendimentos no mesmo período: mais de 400 mil foram fechados. De qualquer forma, o número de empresas no Brasil já ultrapassa 18 milhões.


Estes dados nos fazem pensar. Alguns entendem que o aumento é uma oportunidade, ou que o alto número de fechamentos demonstra um cenário negativo. E agora?


Neste artigo, selecionamos os principais mitos e verdades sobre empreendedorismo. Confira a lista!


Boas ideias vem de uma hora para outra (MITO)


Ideias precisam ser lapidadas para se tornarem brilhantes.  Ou seja, ficar esperando um momento de epifania nem sempre funciona para quem quer empreender (até porque ele pode não aparecer).


Este é um dos mitos que impedem as pessoas a tirarem suas ideias do campo da imaginação e levá-las para o mundo real. É preciso acreditar no seu potencial. 


Boas ideias nem sempre precisam ser extremamente inovadoras para funcionarem. O que é necessário é muito trabalho e pesquisa para tirar a ideia do papel.


Empreendedores sempre se jogam de cabeça (MITO)


Como dito antes, é preciso lapidar ideias para que elas possam ser usadas é a melhor forma. É preciso planejamento antes de tudo, para que o empreendimento funcione.


Os donos de empresas não se jogam de cabeça antes de entender que tipo de investimento estão fazendo. 


Pesquisa, dados e informações nunca são demais. Ser cauteloso deve ser uma das características de um empreendedor, para não acabarem com a sua empresa.


Empreender no Brasil não é vantajoso (MITO)


De fato, empreender no Brasil é difícil, assim como os números citados no início do artigo. Existem muitos obstáculos que desestimulam quem quer começar um novo negócio, assim como a carga tributária e fiscal, por exemplo.


Mas não é impossível. Muitos são os pontos positivos em investir no Brasil, como a possibilidade de expansão do negócio (o país é imenso). Há também a existência de políticas que incentivam a criação de novos empreendimentos, como a Lei do Microempreendedor Individual


Esses pontos positivos possibilitam o surgimento de novos empreendedores que trarão mais emprego e desenvolvimento para o país.


Apenas ricos são empreendedores (MITO)


Não podemos negar que ter dinheiro é importante no momento de abrir e desenvolver uma nova empresa. Ele é um facilitador e tanto, e pode mudar o rumo da sua empresa.


Porém, apenas recursos financeiros não garantem que o empreendedor terá sucesso.


Muitos empreendedores precisaram correr atrás de investimentos, e assim conseguiram prosperar. Se você possui uma ideia muito boa, a ajuda financeira provavelmente virá.


Apenas jovens são empreendedores (MITO)


Não podemos limitar atitudes empreendedoras pela idade. Nem sempre os jovens, por exemplo, serão capazes de liderar empresas. Talvez por conta da falta de experiência. 


É muito subjetivo fazer restrições sobre quem pode ou não iniciar seu próprio negócio.

Portanto, se você tem uma ideia inovadora e acredita que ela pode fazer a diferença, não hesite por conta da sua idade. Não existe velho demais ou novo demais.

 

De fato, sem empreendedor não é simples. E como qualquer outra profissão, possui seus desafios, pontos positivos e negativos.


Porém, há muitos mitos do empreendedorismo que podem atrapalhar quem tem o sonho de começar o próprio negócio. Para mais artigos e dicas para gestão de empresas, acesse o blog da Online Applications!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *