fale conosco! +55 19 4062 8611
Power BI

Possuir uma alta quantidade de dados atualmente é uma oportunidade única. Com eles, empresas conseguem tomar decisões mais assertivas e trazer melhores resultados para o negócio. Porém, o desafio é conseguir interpretar e organizar os dados, transformando-os em informações úteis. Uma forma de analisar essas informações é utilizar o Power BI.

 

Com as transformações digitais dos últimos anos, a quantidade de dados armazenados aumentou muito. E como é de se esperar, a estatística passou a ser cada vez mais fundamental para que empresas possam tomar decisões sem ser no escuro.

 

Por isso, é imprescindível que empresas busquem por soluções de Business Intelligence, como o Power BI, para conseguir entender qual mensagem seus dados querem passar. Neste artigo, vamos te explicar mais sobre este universo, veja:

 

Mas o que é o Business Intelligence?

 

Em resumo, o Business Intelligence é um conjunto de processos de coleta, análise, organização e monitoramento de dados. Ele é essencial para a gestão de negócios. Em resumo, o seu objetivo é ajudar a medir o desempenho de negócios, buscando a tomada de decisões com base em dados reais e confiáveis.

 

Ou seja, utilizar o método do Business Intelligence é como olhar um dashboard e ter a visão completa da sua empresa, a fim de tomar uma decisão com base em evidências.

 

Para aplicar o BI, é preciso conhecer as metas da empresa. É importante pensar no que ela busca entender, para que a coleta e organização de dados seja de fato útil.

 

Aliás, empresas de todos os setores podem aplicar o BI, desde que coletem informações. Ele tem como princípio a coleta de informações relevantes que depois serão estruturadas e irão gerar indicadores úteis para o seu negócio.

 

Pontos positivos do BI

 

Definitivamente, é necessário entender processos empresariais para otimizá-los e trazer melhores resultados para uma empresa. E a melhor forma de conseguir fazer isso é com dados concretos. Como resultado, será possível reconhecer falhas e saber onde melhorar.

 

Além disso, ter essas informações de fácil acesso deixa a empresa um passo a frente da concorrência. Ou seja, vai mostrar quais são as tendências que o mercado está buscando e novas oportunidades, o que ajuda na construção e adaptação do modelo de negócio.

 

O Power BI

 

Para aplicar o Business Intelligence, uma das ferramentas disponíveis no mercado é justamente o Power BI. O conjunto de ferramentas de análise de informações da Microsoft oferece dashboards que facilitam a tomada de decisões.

 

Ou seja, a ferramenta permite que, de forma intuitiva, o gestor veja diversas informações sobre a empresa com gráficos. Além disso, o Power BI permite que o usuário criar seus próprios dashboards, filtre e agrupe somente as opções que deseja entender de forma atrativa e simplificada.

 

A forma de implantação do programa também é simples. A Microsoft dispõe a integração com várias fontes, assim como planilhas, banco de dados, etc. Ou seja, ele é responsável pela captação de dados de várias fontes e a junção de informações semelhantes, permitindo a entrega de dashboards especializados e personalizáveis.

 

Os benefícios do Power BI

 

Como você deve ter notado, o Power BI traz diversos benefícios para empresas que buscam entender melhor seus dados. A seguir, listamos alguns dos principais pontos positivos da sua utilização:

 

  • Visão completa da situação da empresa;
  • Otimização de tempo do gestor;
  • Gestão empresarial automatizada;
  • Aumento da produtividade;
  • Facilidade de implantação;
  • Capta diversas fontes de dados.

 

Em conclusão, o Power BI é um conjunto de ferramentas da Microsoft baseado no método Business Intelligence. Essa ferramenta permite a análise de dados de uma empresa e oferece dashboards especializados, para que ela consiga tomar decisões mais assertivas.

 

A tranformação digital está cada vez mais próxima. Para conhecer mais sobre assuntos ligados a tecnologia e inovação, assim como o Power BI, acesse o nosso blog!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *