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Expectativas Black Friday 2023: o que esperar?

À medida que nos aproximamos do último trimestre do ano, é hora de começar a analisar as expectativas para a Black Friday 2023.  

A Black Friday, um dos eventos mais aguardados do ano para consumidores e varejistas, está se aproximando novamente: neste ano, ela está marcada para o dia 24 de novembro. 

Neste artigo, exploraremos algumas das principais tendências, previsões e expectativas para a Black Friday deste ano. 

Compras online: a tendência continua 

Primeiramente, é importante notar que a Black Friday tem sido historicamente uma época de descontos e promoções irresistíveis. Muitos consumidores aguardam pacientemente essa data para adquirir produtos que desejam há muito tempo a preços reduzidos.  

No entanto, a pandemia de COVID-19 trouxe mudanças significativas nas dinâmicas de compras que continuam influenciando o comportamento dos consumidores na Black Friday de 2023. 

Em segundo lugar, espera-se que as compras online continuem sendo uma tendência dominante. A ascensão do comércio eletrônico ganhou um impulso considerável durante a pandemia, com muitos consumidores experimentando a conveniência das compras pela Internet.  

Portanto, varejistas que desejam se destacar nesta Black Friday devem investir em suas plataformas de comércio eletrônico e garantir uma experiência de compra online perfeita para os clientes. 

Além de vendas em sites próprios, anunciar produtos em marketplaces também é uma tendência. Você sabe quais são os sites mais populares no país? 

Em resumo, os marketplaces mais acessados no Brasil são: Mercado Livre, Magazine Luiza, Shopee, Americanas e Amazon. 

Leia também: Como vender na Black Friday 2023? 3 dicas para lucrar mais! 

As expectativas Black Friday 2023 

De acordo com pesquisas divulgadas neste ano, as expectativas para a Black Friday são positivas.  

Em primeiro lugar, faturamento do e-commerce deve aumentar 10% em 2023. Somente no primeiro semestre deste ano, o faturamento das vendas em e-commerce alcançou a marca de R$ 80,4 bilhões. Os dados são da Associação Brasileira de Comércio Eletrônico. 

Agora, 62% da classe AB pretende comprar na Black Friday de 2023 (de acordo com o Panorama do Consumo 2º Semestre 2023 IM Globo). Ou seja, a data deste ano promete render muitos frutos para o comércio, principalmente para o eletrônico. 

Bônus: como surgiu a Black Friday? 

A Black Friday é um evento de compras que se tornou uma tradição nos Estados Unidos e, ao longo dos anos, se espalhou para outras partes do mundo. Sua história se iniciou no século XX. 

Na década de 1960, suas origens começaram a ser associadas ao dia após o feriado de Ação de Graças nos Estados Unidos, que é celebrado na quarta quinta-feira de novembro.  

Os comerciantes perceberam que muitos trabalhadores tinham o dia seguinte de folga e, portanto, era uma oportunidade ideal para iniciar a temporada de compras de Natal com grandes promoções. 

No que diz respeito à origem do termo “Black Friday”, há debates. 

 Uma teoria sugere que ele se originou na década de 1960 na Filadélfia, onde a polícia usava o termo para descrever o caos e o trânsito pesado nas ruas da cidade devido às compras.  

Outra teoria, por sua vez, sugere que o termo surgiu devido à prática de contabilidade, onde os comerciantes registravam seus lucros em tinta preta (positivo) e suas perdas em vermelho (negativo). 

Nos anos seguintes, a Black Friday cresceu em popularidade, expandindo-se para outros estados dos EUA. À medida que mais varejistas participavam do evento, as promoções se tornavam cada vez mais agressivas. Filas enormes e competições para conseguir os melhores negócios tornaram-se uma característica marcante. 

A partir do início dos anos 2000, a Black Friday começou a se espalhar para outros países, incluindo o Brasil. O comércio online desempenhou um papel importante na globalização do evento, permitindo que compradores de todo o mundo participassem das promoções. 

Além disso, muitas empresas estendem suas promoções por toda a semana ou até o mês de novembro, criando o que é chamado de “Black November”. 

 

Em resumo, a Black Friday de 2023 promete ser um evento repleto de oportunidades para varejistas e consumidores. No entanto, aqueles que desejam se destacar devem estar preparados.  

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O que você achou das expectativas Black Friday 2023? A tendência é que esta época seja extremamente positiva para os vendedores e consumidores! 

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