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A data mais esperada do varejo está se aproximando. Está na hora dos empreendedores começarem a se preparar para vender na Black Friday 2023! 

Uma das formas de impulsionar as vendas de uma empresa e conquistar novos clientes é investir nas vendas da Black Friday. A data já está se aproximando, anote na sua agenda: neste ano de 2023, está marcada para acontecer no dia 24 de novembro. 

A Black Friday se tornou uma das datas mais importantes para o varejo pela alta adesão dos consumidores. A expectativa é que o crescimento da data só aumente em 2023. 

De acordo com a pesquisa da Globo, 62% dos respondentes da classe AB pretendem comprar na Black Friday de 2023.  

Em 2022, a Black Friday registrou um faturamento total de R$ 6,1 bilhões. Mesmo que a data não tenha superado o faturamento de 2021, o valor ainda é surpreendente. 

Se você, leitor, pretende vender na Black Friday, continue lendo este artigo! Vamos te mostrar o que irá precisar para aumentar suas vendas!  

Qual a história da Black Friday? 

Provavelmente a maioria dos brasileiros já ouviu falar sobre a Black Friday. Porém, nem todos conhecem como esta data se originou. 

Existem muitas teorias de como a data começou. Uma delas se relaciona com as contabilidades e o varejo. 

Normalmente, as cores utilizadas para registrar ganhos e perdas nos registros contábeis são preto e vermelho. Isso porque a cor vermelha representa as perdas. Já o preto é usado para indicar ganhos. Por isso a Black Friday. 

Uma outra versão se relaciona com o futebol americano e partidas que aconteciam perto do Dia de Ação de Graças. Foi então que em 1960, na Filadélfia, começaram a utilizar o termo Black Friday para se referir ao dia após este feriado. 

Os comerciantes do local, vendo mais pessoas na cidade, passaram a criar promoções para atrair novos clientes. Assim se popularizou a Black Friday que estamos acostumados. 

No Brasil, a Black Friday começou em 2010. E começou pela internet. 

Com a difusão da tecnologia, foi fundado o site Busca Descontos, que resolveu promover a mesma promoção dos EUA no país. Neste primeiro ano de promoções, 50 lojas resolveram aderir ao movimento e criar ofertas para atrair mais vendas. 

Como se preparar para vender na Black Friday 2023? 

Agora, vamos mostrar formas do varejista se preparar para vender no dia 24 de novembro de 2023. Veja só: 

Capriche no pré-venda  

O pré-Black Friday é uma das etapas mais importantes. A empresa precisa, antes de tudo, entender quais são os seus objetivos e metas, e começar a se preparar para a data.  

Em resumo, as empresas precisam dedicar sua atenção nesses pontos: 

  • Estoque e logística: crie estratégias logísticas antes da data. 
  • Estratégias de divulgação: planeje suas campanhas de marketing com antecedência, aproveite para programar posts em redes sociais e e-mails. 
  • Atendimento ao cliente: treine sua equipe de atendimento para lidar com consultas e pedidos de clientes.  

É necessário pensar em todas as possibilidades, entender como irá atender seus clientes, prazos de entrega, formas de troca de produtos etc. 

Deixe esta etapa preparada e tente antever todos os cenários possíveis. 

Ofereça descontos de verdade 

A Black Friday já foi apelidada de Black Fraude por um motivo: há varejistas que prometem descontos encantadores, mas não cumprem. 

É extremamente prejudicial para a imagem de uma empresa oferecer descontos falsos. Não fruste os seus consumidores, planeje quais serão os produtos que entrarão em oferta. 

Existem estratégias para vender mais na Black Friday, confira algumas formas influenciar a compra: 

  • Ofereça descontos expressivos: oferecer descontos significativos em produtos populares ou de alta margem é uma ótima estratégia. Como os consumidores esperam economizar na Black, descontos expressivos são um atrativo muito poderoso. 
  • Crie pacotes de produtos: criar pacotes de produtos com descontos quando comprados juntos incentiva os clientes a comprar mais itens. 
  • Frete grátis: se a sua empresa possui site próprio, oferecer frete grátis para compras acima de um determinado valor ajudar a reduzir o abandono de carrinho. 
  • Ofertas relâmpago: muito usada em e-commerces como a Shopee, as ofertas com duração limitada criam um senso de urgência e incentivam compras imediatas. 

Além disso, brindes, cupons de desconto e sorteios também são atrativos que podem influenciar a compra.  

Por isso, planeje-se. Com um planejamento financeiro, a sua empresa sabe exatamente em quais tipos de promoções são possíveis de serem feitas. 

Leia também: Como lidar com os impostos nas vendas da Black Friday?

Use ferramentas para a otimização 

Com a Black Friday cada vez mais popularizada, espera-se que o número de pedidos seja multiplicado. Por isso, é importante ficar em dia com as demandas fiscais. 

Busque por plataformas fiscais que possam realmente ajudar a sua empresa. O Smart Online é a solução fiscal que tem o potencial de automatizar completamente a emissão e o pagamento de guias como a Difal.   

Na Black Friday de 2023, o Smart Online possui condições especiais para as empresas que buscam facilitar sua gestão fiscal. Conheça todas as possibilidades do Smart para sua empresa hoje mesmo e garanta a oferta:

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Em conclusão, os preparativos para vender na Black Friday 2023 devem começar o quanto antes. Neste ano, ela está marcada para o dia 24 de novembro. Siga as dicas do artigo e baixe o e-book para aumentar o seu número de clientes! 

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