fbpx
fale conosco! +55 19 4062 8611
Gestão de projetos: confira 4 dicas para otimizá-los!

Fazer a gestão de projetos não é uma atividade simples. É necessário um trabalho completo e bem detalhado para que o seu projeto seja realmente efetivo. Um dos pilares mais importantes para sua criação é a organização.


Tendo um bom projeto e sabendo gerenciá-lo, os benefícios são imensos para uma empresa. O grande adversário para este trabalho é o mau planejamento.


Pensando em ajudá-lo a gerenciar seus projetos e otimizá-los, separamos algumas dicas!


Mas primeiro, você sabe o que é a gestão de projetos? Em resumo, é um conjunto de práticas que são utilizadas para controlar e executar projetos de uma empresa.


A principal vantagem em ter uma gestão de projetos eficiente é a minimização de riscos e uma maior agilidade na tomada de decisões. Além disso, se transforma em maior satisfação do cliente e cumprimento de cronogramas.


Agora sim, veja algumas dicas!


Organize-se


É mais do que necessário ser organizado no mundo corporativo. Não será possível gerenciar um projeto se você não é capaz de simplesmente organizar-se um pouco.

Existem boas ferramentas que gerenciam projetos e estão disponíveis no mercado.


Pesquise qual delas pode ser mais útil e implemente o seu planejamento. Elas ajudam a melhorar a produtividade, poupar tempo, facilita a delegação e controle de tarefas.


Ainda sim, saiba que cada um tem uma forma de se organizar. Você pode preferir métodos manuais também.


Faça um cronograma


Pense: em um mês, em qual fase seu projeto deve estar?


Pode parecer simples fazer um cronograma, porém pode ser um desafio criar metas que sejam válidas em um determinado período de tempo. Coloque os pés no chão e não planeje o que não pode ser cumprido tão rápido.


Suas metas precisam fazer sentido. Portanto, controle todo o seu ciclo de atividades.


Motivar sua equipe


É provável que você passe mais tempo no trabalho do que com a sua própria família. Então é primordial ter uma boa convivência com todos os funcionários, evitar conflitos e desgaste emocional.


Para melhorar o gerenciamento do seu projeto, é preciso saber delegar funções. Pesquise quais são as melhores habilidades de cada um e desenhe o seu planejamento com base nisso.


Além disso, é essencial saber comunicar-se bem para facilitar o entendimento das funções que serão delegadas.


É bem melhor trabalhar quando a sua equipe está motivada, não é? Há várias formas de fazer com que a sua equipe se envolva com um projeto, você pode elogiar seu desempenho e talvez até oferecer estímulos. O importante é manter a equipe engajada e produtiva.


Altere seu projeto


Planos não são perfeitos. Pode acontecer diversos tipos de imprevistos durante a execução dos seus projetos. A tecnologia pode mudar, erros acontecerem, seu plano não estar trazendo resultados e assim por diante.


O importante é citar que tudo pode acontecer e o seu plano precisar ser reavaliado, o que é plenamente normal.  Os seus projetos podem sim se desviar, mas cabe a você ter controle. Quando falo sobre controle, quero dizer que você precisa revisar o seu plano e atualizá-lo sempre que necessário.


Tente mapear antes os possíveis riscos que o seu projeto pode ter. Se avalie constantemente para evitar mudanças muito bruscas.


Gerenciar projetos é uma atividade que requer prática. Fazer um bom planejamento é simples, mas é um processo bem detalhado, por isso tente seguir as dicas deste artigo. Lembre-se que a organização é fundamental para que tudo funcione. Temos mais artigos com temas semelhantes no blog da Online Applications!


Além disso, a tecnologia já está ajudando diversas empresas na gestão de projetos. Ela é uma aliada interessante para otimizar os trabalhos que são desenvolvidos em todas as empresas.


Mas agora queremos saber de você! O que você faz para otimizar a gestão de projetos na sua empresa?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *