fbpx
fale conosco! +55 19 4062 8611
Aprenda a elaborar um planejamento fiscal e contábil!

Os escritórios de contabilidade atendem sempre diversos clientes, e precisam garantir que o calendário fiscal de cada uma delas está em dia. O planejamento fiscal é um ponto importante neste cenário. Porque se for bem executado, consegue além de fazer o levantamento do ano que já passou e sugerir novas formas de aumentar os lucros das empresas.


Ou seja, ter um planejamento fiscal e contábil ajuda os donos de empresas na tomada de decisões. Ele garante que o negócio está seguindo as normas fiscais e ajuda na prevenção contra penalidades. Por isso, o papel do contador é essencial. Ele, junto com o empresário, precisa saber de perto quais são as necessidades da empresa e criar um planejamento específico para ela.


Antes de mais nada, pensamos que pode ser do seu interessa saber como um planejamento fiscal e contábil funciona. Além de aprender qual é a sua importância e quais pontos não pode faltar na hora de criar um. Continue lendo para aprender mais sobre o tema!


O que é um planejamento fiscal e qual sua importância?


Como dito anteriormente, o planejamento fiscal é criado a partir das normas fiscais, a fim de garantir que a empresa fique regularizada e que não haja problemas com os órgãos regulamentadores


Ele é criado para deixar claro quais são os objetivos do negócio em um ano. Ou seja, para isso é necessário identificar como foi o ano anterior, o que precisar ser mudado e quais custos reduzir.


Os benefícios de criar um planejamento fiscal e contábil são claros. Você evita problemas e penalidades, e aumenta os seus lucros. Mas para que isso funcione, o empresário e contadores precisam estar bem alinhados e saber quais são as necessidades da empresa.


O planejamento irá ajudar no crescimento e a alcançar as expectativas para o próximo ano, com base em dados. Isso ajuda também na tomada de decisões. Assim, irá auxiliar caso haja mudanças na economia do país, inflação, aumento de taxas, e em caso de mudanças legislativas. A criação do planejamento ajuda a trazer mais transparência, garantir mais controle das finanças.


Mas o que é fundamentar ter em um planejamento? Continue lendo, listamos 5 dicas que não podem faltar!


Dicas do que o seu planejamento precisa ter!


O encarregado de criar o planejamento fiscal e contábil é o contador da empresa. Mas o empresário e colaboradores do setor financeiro também precisam conhecer o que ele precisa ter.


  1. Reavaliar o desempenho do ano: O melhor ponto de partida é iniciar sabendo como o ano está. Assim, fica mais fácil avaliar o desempenho até agora e prever possíveis resultados.
  2. Encontrando onde melhorar: Com um olhar crítico, descubra quais são os pontos que precisam de melhoria. Avalie também em relação com a concorrência da empresa, e identifique quais são os seus pontos fracos.
  3. Trace novas metas: Traçar boas metas é simplesmente a base do seu planejamento. Determine o que é fundamental para sua empresa, relevante e atingível.
  4. Crie um cronograma: Com o planejamento você define o seu calendário de tributos, impostos e taxas que precisa ser pagas.
  5. Tenha um orçamento definido: Saber o seu orçamento é ter mais controle dos seus gastos e saber como investir. Alinhe-se com o seu contador e faça um balanço do que você recebe e paga.

 

Em conclusão, podemos dizer que criar um planejamento fiscal e contábil não é uma tarefa tão simples, mas essencial para as empresas. O empresário e o contador precisam estar alinhados para que o resultado realmente ajude a empresa a obter mais lucros e evitar problemas com os órgãos reguladores.


Aprendeu o que é um planejamento fiscal? Continue lendo os artigos do blog da Online Applications para conhecer mais sobre o mundo fiscal e tudo sobre tecnologia!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *