fbpx
Líder

Certamente você já ouviu que o líder é como a alma da empresa, o que é um fato: quem contrata bons líderes obtém vantagens significativas.


Fundada em 1930, a empresa norte-americana Gallup, focada em pesquisas de opinião, promoveu uma pesquisa que revelou que em 82% das vezes, empresas não escolhem o candidato certo para a liderança, ou que tem talento para isso.


A mesma pesquisa ainda mostou que os líderes compõe 70% do engajamento dos funcionários e apenas uma em cada dez pessoas possui o talento para gerenciar.


As empresas antes de promover um colaborador precisam mapear quem são os possíveis líderes, que estão realmente habilitados para o cargo. Uma boa liderança consegue aumentar a produtividade e o desempenho da equipe. Esses funcionários precisam ter talento para poder liderar e não serem promovidos apenas por merecimento ou habilidades técnicas.


Há incontáveis lideranças que desestimulam funcionários, fazendo com que o engajamento, rendimento e resultados diminuam.


Porém quais são as habilidades que um bom líder precisa ter? Veja a seguir as caracerísticas necessárias:

 

Estratégia


Um bom líder precisa ser estratégico, afinal, ele é o responsável pela equipe. Antes de delegar funções ele precisa saber quais são as competências de cada colaborador para conseguir direcionar o grupo da melhor forma.


Ele precisa traçar caminhos para que a equipe alcançe cada objetivo e saber quais são as tarefas que precisam ser priorizadas. Uma boa liderança tem a capacidade de superar problemas e estar consciente para evitar ações que provavelmente serão negativas.


É importante não ter medo de errar, já que fracassos são normais. Ser decidido e agir também é fundamental, além de tomar decisões com base na produtividade de cada funcionário.

 

Engajamento


Esse profissional precisa ser engajado e se envolver com os projetos da empresa, acreditando que há um propósito em suas ações. 


Isso irá fazer com que os membros de sua equipe sejam influênciados e mostrar que ele é um líder que pode ser seguido.

 

Empatia


Pessoas negativas obviamente desistimulam os outros ao seu redor. Ser positivo, paciente, respeitoso e empático são pontos importantes em um líder.


Eles motivam outros funcionários a agir, orientam, dão voz à equipe e deixam o ambiente mais leve. Fazem com que os colaboradores sejam estimulados a ponto de falar quais são os pontos que precisam ser melhorados e sugerir mudanças.


Uma pessoa empática sabe valorizar as interações pessoais e fica alegre com as conquistas dos outros, já que são uma equipe. É também quem irá passar quais são os valores da empresa aos funcionários, por isso precisam ser honestos.


Serão eles que vão influenciar e criar uma responsabilidade coletiva.

 

Confiança


Em conjunto com a empatia, os líderes conseguem promover uma confiança e fazer com que os colaboradores, além de confiar, se sintam livres para ter um diálogo aberto.


O líder precisa ser admirado, se tornar a inspiração de todos os outros funcionários.

 

Paixão

O líder precisa ser o espelho da empresa, em quem a equipe precisa se inspirar. Por isso ele precisa adorar o que faz, ser um especialista no assunto.


Ele precisa ser o mentor, incentivar os outros colaboradores a se desenvolver e ensinar o que sabe. Uma boa liderança transmite segurança.

 

Como visto anteriormente, existe pessoas que possuem a liderança como característica. Porém é completamente possível capacitar o profissional com cursos sobre o assunto. Lembre-se que investir em treinamentos é fundamental para todas as empresas.


Gostou do conteúdo? Deixe um comentário com a sua opinião! Aliás, além deste artigo sobre liderança, a Online Applications possui diversos outros conteúdos gratuitos! Acesse a nossa página de materiais e baixe e-books!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *