fale conosco! +55 19 4062 8611
C-Level

O mundo corporativo possui sua própria linguagem, isso não é uma surpresa para ninguém. Quanto mais as empresas crescem, passa a ser necessário criar cargos altos, que indicam o que foi conquistado. Uma das formas de estruturar melhor uma corporação é a aplicação dos cargos do C-Level.

 

Por exemplo, com toda certeza você já ouviu a palavra “CEO” ser utilizada para designar uma posição importante em uma empresa. Assim como Mark Zuckerberg é CEO do Facebook, ou Tim Cook é o CEO da Apple. Porém, além dessa nomenclatura, existem diversas outras.

 

Neste artigo vamos destrinchar cada uma das profissões do C-Level, e aprofundar nas características necessárias para essas posições. Confira!

 

Os cargos de C-Level

 

A fim de levar empresas para outros patamares, nasceram os cargos de C-Level. Em resumo, são posições de liderança que sempre começam com a letra C de Chief (que pode ser traduzido para chefe ou simplesmente por diretor).

 

Profissionais que ocupam estes cargos são executivos que estão no mais alto escalão. Conheça os principais cargos de C-Level abaixo:

 

CEO:  Chief Executive Officer

 

Podendo ser considerado o cargo mais conhecido do C-Level, o CEO é o cargo mais alto nas grandes empresas. Se formos traduzir do inglês, a sigla corresponde a Chief Executive Officer, ou simplesmente diretor-executivo.

 

É responsabilidade deste cargo garantir que todos os colaboradores estejam unidos em uma mesma visão, missão e valores. Ou seja, o CEO é o pilar das empresas, e possui grande responsabilidade em todas as decisões que são tomadas.

 

COO: Chief Operating Officer

 

Para manter a parte operacional das empresas funcionando sem problemas, nasce o cargo de COO (Chief Operating Officer, ou somente diretor de operações). Em resumo, é de sua responsabilidade supervisionar todo o sistema de produção, e garantir que os setores estejam trabalhando de forma harmônica.

 

Para isso, a visão, missão e valores da empresa precisam ser entendidos pelo COO. Além disso, este cargo pode ser considerado o braço direito do CEO de uma empresa.

 

CFO: Chief Financial Officer

 

Gerenciar e controlar toda a parte financeira de uma empresa é a tarefa do CFO. Atuando como Chief Financial Officer, ou como diretor financeiro, o profissional precisa realizar todo o planejamento econômico de uma corporação.

 

Acima de tudo, é de sua responsabilidade ter controle de todas as finanças, lidar com investidores e entender quais são os recursos financeiros da empresa.

 

CDO: Chief Data Officer

 

O cargo de CDO (Chief Data Officer) tem como tarefa principal otimizar a eficiência de empresas utilizando a tecnologia. O CDO promove a transformação digital. Ou seja, é responsável por trabalhar toda a gestão estratégica de dados e informações.

 

CTO: Chief Technology Officer

 

O que faz um CTO (Chief Technology Officer)? Este cargo denomina os responsáveis pelo desenvolvimento de tecnologias que buscam otimizar trabalhos internos. Eles buscam garantir que sistemas funcionem, e introduzem novas soluções tecnológicas.

 

CRO: Chief Revenue Officer

 

Responsável por todas as receitas da companhia está o CRO, Chief Revenue Officer. Ou seja, sua função é estruturar todas as linhas de negócio, sempre com um olhar estratégico. Assim, procura contribuir para que a empresa consiga avançar exponencialmente, e otimizar a geração de receitas.

 

Outras posições do C-Level

 

Além dos cargos mais conhecidos que foram citados anteriormente, ainda existem outros que fazem parte do C-Level. Em resumo, são eles:

 

  1. CMO: Chief Marketing Officer, trabalho realizado pelo executivo de publicidade de uma corporação;
  2. CCO: Chief Communications Officer, administra a reputação da marca e é conectado com os meios de comunicação;
  3. CHRO: Chief Human Resources Officer, cargo responsável por todo o setor de RH;
  4. CLO: Chief Legal Officer, profissional responsável pelas questões jurídicas de uma empresa;
  5. CIO: Chief Information Officer, trabalha com os sistemas de tecnologia da informação e avalia novas tecnologias;
  6. CSO: Chief Security Officer, administra a segurança de sistemas de uma empresa;

 

Em conclusão, existem vários cargos executivos atualmente, nomeados de C-Level. Os profissionais que ocupam estes cargos são os mais altos líderes de uma organização.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *