fbpx
fale conosco! +55 19 4062 8611
Quem foi Alan Turing? Conheça a história do “pai da computação”!

É difícil imaginar como seria as nossas vidas sem a tecnologia presente, não é? Por isso, precisamos agradecer à Alan Turing, o matemático inglês que é considerado o “pai da computação”.


Talvez você nunca tenha ouvido falar sobre Alan ou conheça a sua história. De fato, suas descobertas foram essenciais para que o mundo se tornasse o que conhecemos hoje, com computadores e smartphones.


Neste artigo vamos te contar a história de Alan Turing, mostrando como ele contribuiu para construir os alicerces da ciência da computação.


Alan Turing e a computação

 

O inglês Alan Mathison Turing (1912-1954), conhecido apenas como Alan Turing, teve uma carreira de sucesso, e é muito lembrado por sua atuação na Segunda Guerra Mundial. Ele nasceu na cidade de Paddington, na Inglaterra.


Desde novo passou a demostrar interesse pela lógica, e se graduou em Matemática na Universidade de Cambridge. Em 2022, o matemático completaria 110 anos em 23 de junho.


Sua atuação na Segunda Guerra Mundial


Alan Turing trabalhou para a inteligência britânica durante a Segunda Guerra Mundial, especificamente em um centro especializado em quebrar códigos.


Na época, os nazistas sabiam que precisavam de informações seguras, por isso seus dados eram criptografados. Para garantir a segurança, criaram o Enigma, uma espécie de máquina de datilografar.


Em resumo, ela funcionava assim: cada vez que se apertava uma tecla referente a uma letra, outra diferente era mostrada. Todos os dias as combinações eram trocadas, o que dificultava decifrar as mensagens.


Para traduzir os textos secretos dos nazistas para o governo americano, Alan Turing desenvolveu o sistema Bombe, que transformava as mensagens criptografadas em textos compreensíveis.


Se você já assistiu ao filme “O Jogo da Imitação”, provavelmente está percebendo algumas similaridades com o trabalho desenvolvido por Turing e o momento histórico que estamos falando aqui.


Leia também: Mulheres que mudaram o mundo: o que seria da tecnologia sem elas?


Máquina capaz de trabalhar algoritmos


Na década de 30, não havia calculadoras para a resolução de problemas matemáticos. Na época, Alan tinha apenas 24 anos e, buscando automatizar este trabalho, desenvolveu um modelo matemático do que seria um computador. Incrível, não é?


A máquina criada é capaz de trabalhar com algoritmos, e é conhecida hoje como a Máquina de Turing.


O conceito de algoritmo foi escrito como um passo a passo de procedimentos necessários para revolver uma tarefa. Inclusive, também foi Alan que escreveu o primeiro programa de xadrez para computador.


E o primeiro computador vendido comercialmente, há 65 anos atrás, também foi desenvolvido por Alan: o Mark 1. Além disso, todos os processadores até hoje utilizam o modelo proposto por ele.


O teste de Turing


Outra invenção notória do matemático inglês foi o Teste de Turing. Ele tinha como objetivo analisar se os computadores eram capazes de pensar como o cérebro humano.


Ou seja, algo parecido com a ideia de inteligência artificial que conhecemos hoje.



Em conclusão, Alan Turing foi um matemático que revolucionou a área de tecnologia. Suas invenções contribuíram para que o mundo automatizado de hoje pudesse existir e, por isso, é considerado o “pai da computação”.


Para mais artigos sobre tecnologia e inovação, acesse o blog da Online Applications. Semanalmente publicamos diversos artigos sobre estes temas. Além de materiais gratuitos sobre empreendedorismo.


Espero que tenha gostado de conhecer a história de Alan Turing!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *