fbpx
Qual a diferença entre desenvoveldores Front-End e Back-End?

Ao se aprofundar um pouco no mundo da programação de sistemas, você irá se deparar com dois termos: o Front-End e o Back-End.


Ambos são especializações que o profissional do segmento acaba escolhendo ao longo da carreira. Sistemas são complexos e, por isso, há determinadas categorias para os profissionais, não somente sendo chamados de programadores ou programadoras.


Os trabalhadores do segmento podem trabalhar em diversos casos, seja com desenvolvimento de aplicativos, engenharia de softwares, ciência de dados e análise de bancos de dados. Cada uma destas áreas precisa lidar com diferentes tecnologias. No caso, se serão voltadas ao desenvolvimento de sistemas online, é aí que aparece o desenvolvedor Front-End e Back-End.


Mas não se preocupe, vamos contar para você quais são as diferenças entre estes desenvolvedores e conhecer mais sobre as habilidades de cada um deles. Continue lendo para aprender mais sobre o mundo da tecnologia!


O que é o Front-End?


Antecipadamente já é possível prever o que um desenvolvedor Front-End faz. E sim, ele trabalha com a parte visual da construção de um site, com a parte que o usuário irá interagir. Ou seja, sua tarefa é desenvolver o código para a interface gráfica do site.


Portanto, é importante para este profissional se atentar a experiência do usuário, afinal, ele dialoga diretamente com o público-final. As tecnologias base para o desenvolvedor Front-End são HTML, CSS e também JavaScript.


É bom destacar que este profissional pode ser confundido com o designer. A grande diferença é que justamente o desgner irá atuar na parte visual por meio de ferramentas como Photoshop, e não irá atuar com o código em si, assim como o desenvolvedor.


Mas e o Back-End?


Assim como é possível adivinhar, o desenvolvedor especializado em Back-End trabalha na parte de “trás” do site. Por mais que em primeiro momento isso pareca meio abstrato, fica mais fácil resumir assim: dados dos usuários precisam ser armazenados em algum lugar para posteriormente poderem ser acessados novamente.


Sob o mesmo ponto de vista, o Back-End pode ser visto como os “bastidores” de uma aplicação. Seu papel é fundamental porque faz uma espécie de ponte entre os dados que vem do usuário e o bando de dados onde eles serão arquivados.


Pensando na parte de linguagens, o desenvolvedor deste segmento pode lidar com uma série delas, seja  Ruby, Java, C# ou entre outros. Por isso o profissional desta área acaba se aproximando um pouco mais da análise de dados, machine learning e big data.


Front-End e Back-End: o desenvolvedor Fullstack


O termo Fullstack foi criado para categorizar os profissionais que trabalham com os dois segmentos, Front-End e Back-End. Ou seja, são muito valorizados no mercado de trabalho por terem um conhecimento amplo do desenvolvimento de sistemas.


Então, o desenvolvedor que se especializar em ambos os segmentos pode atuar do início ao  fim de um projeto.


 

Por último, queremos saber: você entendeu a diferença entre o desenvolvedor Front-End e Back-End? Como dito anteriormente, o profissional do Front-End trabalha com a parte visual do site e o Back-End com a parte em que o usuário não tem acesso.



Deixe nos comentários o que você achou do artigo! Para mais textos informativos como esse, continue acessando o blog da Online Applications!


Aliás, se você é da área de tecnologia e está buscando oportunidades de trabalho, a Online Applications quase sempre possui vagas abertas. Nos acompanhe nas redes sociais para não perder nenhuma delas, principalmente no LinkedIn!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *