fbpx
Inteligência artificial para negócios: como tirá-la da ficção científica e usá-la como ferramenta

Um dos assuntos cada vez mais comentados quando o tema é tecnologia é a inteligência artificial. Há alguns anos atrás, isso parecia papo de ficção científica, algo que só existe em filmes ou em teorias. Porém, ela já está presente em nosso dia a dia e até nos negócios!


No mundo corporativo já se aborda sobre o assunto, muitas empresas já utilizam a inteligência artificial como um diferencial para sobreviver ao mercado competitivo.

Realmente, há alguns anos, a inteligência artificial era vista como algo que estava longe, que precisaria ainda de muitos anos para se desenvolver.


Parecia que só daqui a 50 anos esta tecnologia se tornaria comum. Mas como podemos perceber, as mudanças tecnológicas estão cada vez mais rápidas.


Hoje, conhecer novas tecnologias e aplicá-las nas empresas pode ser um fator decisivo para continuar no mercado. A transformação digital não pode mais ser contida.


Para comprovar a afirmação anterior, lá vai um dado interessante: um estudo divulgado pela Forbes em 2021 mostrou que 76,2% das empresas já implementaram a transformação digital em seus negócios, ou estão pensando em começar. Impressionante, não é?


A inteligência artificial já vem sendo usada em diversas empresas ao redor do mundo, o que as ajuda a continuar bem no mercado. Neste artigo, vamos falar mais sobre o assunto! Veja só!


Tem certeza que a inteligência artificial está em nosso dia a dia?


SIM. Está e muito.


A inteligência artificial está tão incorporada em nossos dias que nem nos damos conta de que ela chegou tão longe em tão pouco tempo. Mas como? Vou te mostrar algumas de suas aplicações agora mesmo!


Por exemplo, você deve conhecer a tecnologia de reconhecimento facial. Bancos e até smartphones já possuem esta tecnologia (que pasmem, é AI).


Quando o assunto é atendimento ao cliente, a inteligência artificial também pode ajudar a impulsionar as vendas. Um outro exemplo é a utilização de chatbots.


Me explica: o que é a inteligência artificial?


Podemos resumir a inteligência artificial (ou AI), como uma vertente da ciência da computação onde são desenvolvem tecnologias com algumas capacidades humanas, como o raciocínio, tomada de decisões e aprendizado.


Ou seja, o grande objetivo é criar tecnologias capazes de pensar como nós, seres humanos, pensamos. Para resolver problemas sem a necessidade de interferência humana e facilitar o dia a dia.


Em outras palavras, são sistemas de autoaprendizagem. Por isso é utilizado uma alta quantidade de dados para o desenvolvimento da tecnologia. Assim, com uma grande massa de dados disponíveis, os sistemas irão aprender a reconhecer nuances e diferentes ambientes.


E como podemos imaginar, não é uma tarefa fácil desenvolver estes sistemas de reconhecimento. A AI é construída a partir de algorítimos complexos e funções matemáticas.


Por que vale a pena implementá-la nos negócios?


Como dito anteriormente, implementar a inteligência artificial nos negócios pode ser um diferencial competitivo no mercado. Aplicar o AI pode trazer diversos benefícios, já que ela é utilizada para impulsionar resultados e otimizar tarefas.


Segundo um levantamento divulgado em maio de 2021 e realizado pela Morning Consult, 40% das empresas brasileiras já implementaram inteligência artificial em seus processos. E este número só tende a crescer.


De fato, a inteligência artificial pode ajudar os negócios na:


  • Otimização da produtividade: a AI pode ser aplicada em departamentos fiscais e tributários, diminuindo consideravelmente erros manuais e aumentando a produtividade.
  • Redução de custos: muitas empresas adotam a AI para diminuir custos, já que diminui a necessidade de trabalhos manuais, por exemplo.
  • Segurança e prevenção de fraudes: O AI já pode ser utilizado por empresas financeiras para ajudar na identificação de tentativas suspeitas.


Por fim, podemos concluir que a inteligência artificial é uma tendência para os negócios nos próximos anos. A tecnologia ajuda na otimização de diversos índices, e vem sendo utilizada cada vez mais.


Para mais artigos como esse, leia o blog da Online Applications! Agora queremos saber: o que você acha da inteligência artificial nos negócios?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *