fbpx
fale conosco! +55 19 4062 8611
Telemetria: como ela está revolucionando o transporte?

Você sabia que a telemetria tem potencial para revolucionar as empresas de transporte? Em resumo, ela ajuda na redução de uso de combustíveis, diminuição em acidentes e auxilia a evitar roubos e furtos de carga. Além de reduzir custos com manutenção e a melhorar os seus serviços.


Em outras palavras, este tipo de tecnologia é extremamente eficiente e consegue receber dados precisos em tempo real. A localização da carga é muito mais simples de ser obtida por meio da telemetria.


Do mesmo modo, por diminuir o uso de combustíveis e acidentes, impacta positivamente no meio ambiente.


Continue lendo para conhecer mais afundo o que é a telemetria, os benefícios dela para os transportadores e também para o meio ambiente. Além de conhecer como está a sua aplicação no Brasil. Boa leitura!


O que é a telemetria?


Podemos resumir a telemetria em um tipo de sistema que monitora diversas etapas do transporte. São muitas informações que podem ser medidas: desde local, tempo, e até comportamento.


Se traduzirmos o nome de origem grega, “tele” significa “remoto”, e “metron” pode ser traduzido como “medida”. Como a própria palavra diz, a tecnologia permite a medida remota, o acompanhamento de dados que são transmitidos remotamente.


Estes dados são recebidos diretamente na base de monitoramento da empresa, que consegue controlar em tempo real o transporte. Por isso é uma aliada aos transportadores e embarcadores do país.


Os dados que podem ser mensurados são muitos, assim como: consumo de combustível; troca de marchas; frenagens; acionamento da embreagem; velocidade.

A telemetria no Brasil


A telemetria vem crescendo nos anos anteriores no setor de transportes todo, e não só no transporte de cargas. Alguns ônibus de passageiros já estão sendo implantados, aos poucos, em algumas cidades brasileiras. Tudo isso para melhorar a qualidade no caminho.


Ela já está sendo usada na logística para o transporte de algumas cargas especiais e para o agronegócio também. Tudo por conta dos benefícios que a tecnologia propõe.


Segundo matéria divulgada pelo Mundo Logística, um estudo recente de 2021 mostrou que quase 70% dos profissionais da gestão de frotas e áreas correlatas já aplicaram a tecnologia de telemetria em sua frota. Impressionante, não é mesmo?


Os benefícios da telemetria


Desde já, vemos vários benefícios da telemetria para quem trabalha com logística no Brasil e no mundo. Mesmo assim, preparamos uma lista com os principais pontos positivos de forma mais clara, continue lendo:


  1. Acompanhamento em tempo real;
  2. Identificação de falhas mais rápida;
  3. Dados obtidos para a tomada de decisões mais assertivas;
  4. Redução do uso de combustíveis;
  5. Registro da rota de cada veículo;
  6. Maior segurança para o motorista, carga e também meio ambiente;
  7. Maior eficiência nas rotas;
  8. Auxilia na conformidade com os órgãos reguladores.


Em conclusão, a telemetria é uma tecnologia muito eficiente que consegue extrair dados precisos. Ela ajuda na redução de uso de combustíveis e acidentes, além de evitar roubos e furtos de carga. Tudo isso por conta da localização da carga em tempo real. O que achou da tecnologia? Conta pra gente nos comentários!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *