fbpx
5 dicas para começar uma startup do zero

O auge do empreendedorismo é abrir o seu próprio negócio. Porém, se você pensa em começar uma startup, talvez precise de ajuda. Startps são diferentes de empresas normais e também possuem alguns pontos em comum.


Mas o que você sabe sobre startups? São empresas de sucesso que tiveram ideias originais para resolver problemas não resolvidos da sociedade com alta tecnologia envolvida. Muitas vezes sem muito caixa para investimento, mas com alto potencial de crescimento em pouco tempo. Elas vêm se popularizando cada vez mais no Brasil. Segundo a Associação Brasileira de Startups, também conhecida como Abstartups, de 2015 até 2019, o número de startups no país aumentou de 4.151 para 12.727 (um salto de 207%).


E para você, que tem o interesse em abrir a sua startup ou curiosidade sobre o tema, selecionamos algumas dicas para auxiliá-lo a iniciar o seu negócio. Continue lendo!


Você sabe o que é startup e seus modelos?


Antes de começar com as dicas, é preciso saber tudo sobre startups. Diferente de uma empresa grande estruturada e sólida no mercado em um nicho, a startups permitem a inovação. Porém, objetivo delas também é se tornar uma empresa estruturada e sólida.


O ponto crucial que define este tipo de empresa é a integração da inovação e a tecnologia, desde os primeiros passos do negócio.


Tenha uma ideia e a organize


Todo mundo tem boas ideias, a diferença é que alguns conseguem organizá-las e tirá-las do papel. A ideia precisa representar uma novidade ao mercado, ter utilidade e ser possível de ser executada.


Normalmente boas ideias partem de um problema que a sociedade tem e posteriormente busca resolvê-lo. Ela precisa também ser criativa, barata e rápida.


Inove tecnologicamente


O que startups como Uber, Airbnb, LinkedIn e Nubank tem em comum? A resposta é simples e clara: a tecnologia. Não da para evitar, a inovação tecnológica está no DNA das startups.


Nem precisamos comentar que a tecnologia está cada vez mais presente na sociedade e todas as empresas tradicionais precisam se ajustar a ela para continuar no mercado. 


Por isso a sua ideia precisa se alinhar com a tecnologia para resolver determinado problema da sociedade.


Preparação


Depois de ter a ideia e saber como a tecnologia pode te ajudar nesta jornada, falta a preparação. Talvez esta seja a parte mais complicada, afinal, é preciso organizar e planejar para que tudo saia do jeito esperado.


Existe duas formas de organizar as suas ideias e validá-las. A ferramenta Canvas pode te ajudar a visualizar melhor todos os processos da sua nova empresa, desde segmento de atividades-chave, proposta de valor, clientes, parcerias, fontes de receita e assim por diante.


Além o Canvas, o MVP (Minimun Viable Product) é possível também simular a aderência do mercado ao seu produto ou ideia. Temos artigos completos explicando os dois métodos, acesse: Canvas e MVP.


Executar


Chegou a hora de colocar a mão na massa, tornar a sua ideia oficial. Por mais que às vezes alguns tenham a imagem de startups atreladas com a de pessoas não tão organizadas, estamos falando de empresas sérias. A execução burocrática é um dos passos que precisam ser tomados desde o início do negócio. Afinal, é necessário que estejam de acordo com a legalidade.


Por isso é importante se preocupar com questões como: Registro do nome, registro de patentes, contratação de funcionários, impostos, etc. Se atente a parte fiscal e legal para não gerar problemas a sua empresa.

 


Criar uma startup, assim como abrir uma empresa, não é tarefa fácil. Além de ter ideias, é preciso de muita organização para não atrapalhar o futuro do seu negócio. Siga os passos e planeje-se para começar a sua startup sem problemas maiores.


Como sabemos, a tecnologia faz parte do DNA deste novo modelo de empresas. E se você já tem uma ideia, mas não sabe como a parte tecnológica precisa ser desenvolvida, nós podemos te ajudar. Acesse o site.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *