fbpx
Segurança da informação nas empresas: qual o seu impacto?

A crescente digitalização do ambiente empresarial trouxe à tona uma nova preocupação: a segurança da informação nas empresas.  


Em um cenário onde dados, sistemas e informações sensíveis estão cada vez mais acessíveis, surge a necessidade de garantir a integridade desses ativos contra ameaças cibernéticas. Compreender a importância dessa segurança é fundamental para as empresas de todos os setores e tamanhos.

 

Nesse contexto, entrevistamos André Pelayo (Coordenador de Segurança da Informação da Online Applications) para obter insights sobre o tema. Ele compartilhou sua experiência e conhecimento, destacando a relevância da segurança e os desafios enfrentados pelas empresas neste contexto. 


Neste artigo, vamos explorar a complexidade da segurança da informação nas empresas. Através das palavras do nosso especialista, entenderemos como uma estratégia sólida de segurança não apenas reduz riscos, mas também constrói confiança interna e externa, criando um ambiente seguro em um mundo interconectado e repleto de desafios cibernéticos. Continue lendo! 

 

Como você descreveria a importância da área de segurança da informação dentro de uma empresa nos dias de hoje? 


André Pelayo: Hoje, a informação é o novo ouro. Quase tudo que fazemos atualmente está relacionado a informação de alguma forma: compras online, troca de mensagens no WhatsApp, mídias sociais no geral etc. As empresas não ficam fora disso, elas giram em função delas.  


Por isso, a procura por informações e dados vem crescendo mais a cada dia. Inclusive por pessoas mal-intencionadas, que buscam roubar e vender informações. Algumas até as usam para chantagear pessoas e empresas, como no caso dos ransomwares 


Portanto, é necessário desenvolver este conceito de segurança da informação dentro das empresas, buscando sempre a proteção de seus dados. O core da Online Applications é a informação, por isso temos uma área específica para garantir a integridade e segurança de dados de nossos clientes, fornecedores e colaboradores. 

 

Dica de leitura: O que é cibersegurança? 4 dicas para manter sua empresa segura 

 

Quais são os principais desafios enfrentados pela área de segurança da informação em uma empresa?  


André Pelayo: No geral, o principal desafio é treinar o comportamento das pessoas. As principais vulnerabilidades não estão nos sistemas, ainda hoje o homem é a principal falha de segurança, mesmo com sistemas operacionais seguros.  


É necessário ensinar quais são os comportamentos adequados e conscientes. Não adianta ter sistemas seguros e anotar senhas importantes em papéis, por exemplo. É um trabalho que as empresas devem realizar para manter suas informações seguras nos dias de hoje. 

 

Como a Online App se mantém atualizada em relação às tendências e ameaças em segurança da informação? 


André Pelayo: Procuramos estar sempre antenados com o que acontece no mercado e com tecnologias novas que surgem. Afinal, a área de tecnologia está sempre mudando e se desenvolvendo, e precisamos nos manter a par das novidades. 


Estamos sempre de olho nas notícias, como uma lição a aprender. Aprendemos com as empresas que estão acertando na área de segurança da informação. Mas também aprendemos com empresas grandes que sofrem com o vazamento de dados, e buscamos entender o que podemos fazer para evitar que isso aconteça na Online. 

 

Qual é o papel da conscientização dos colaboradores na garantia da segurança da informação? 


André Pelayo: A partir do momento que estamos trabalhando em uma empresa, temos responsabilidades a seguir. Com a segurança da informação não é diferente, temos que zelar pelas informações. Afinal, a saúde de uma empresa está diretamente relacionada a isso.  


Temos que ser responsáveis pela informação que tratamos, a própria LGPD prevê isso: todo operador é responsável pela informação que está tratando.  


Conscientizar os colaboradores é uma tarefa que não pode ser deixada de lado. Na Online Applications a equipe de segurança trabalha ativamente neste desafio. 

 

Leia também: LGPD e cibersegurança: por que devem ser aliadas? 

 

Quais são os planos futuros da empresa para aprimorar ainda mais a segurança da informação? 


André Pelayo: É constante o aprimoramento da equipe de segurança da informação. A cada dia estamos implementando novas políticas, treinamentos e ferramentas de segurança. Sempre buscando fortalecer nossa empresa contra os riscos de ataques.  


A cada site e serviço que implementamos, sempre reavaliamos a questão de segurança. Por isso, nos mantemos antenados com as novidades da tecnologia e segurança que podem afetar nossa empresa. 

 

 


Em conclusão, a entrevista com André Pelayo, Coordenador de Segurança da Informação, nos mostrou o comprometimento da Online Applications em manter-se atualizada e segura.  


À medida que avançamos num cenário repleto de desafios cibernéticos, fica claro a importância área de segurança da informação nas empresas. Assim, ao implementar estratégias de segurança sólidas e abraçar uma cultura de conscientização, as empresas podem navegar com confiança no ambiente digital. 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *