fbpx
Como montar uma rota de entregas eficiente?

Para construir uma operação logística de sucesso, montar uma rota de entregas eficiente é fundamental. Afinal, cada vez mais os consumidores esperam que seus produtos cheguem com mais rapidez.


E não só na entrega de produtos, mas também na prestação de serviços. Percorrer um trajeto bem pensado passou a ser uma necessidade para manter a satisfação dos clientes.


Conseguir transformar uma rota de entregas em mais eficiente traz diversos benefícios para as empresas que utilizam frotas.


Mas como faz para montar uma rota eficiente? Existem formas de otimizar esta tarefa! Neste post vamos explicar como!


O cenário logístico brasileiro


De acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), dados recentes mostraram que o setor de transportes, armazenagem e correio cresceu 13,1% no terceiro trimestre do ano (em comparação com 2020).


A pandemia do coronavírus foi uma das responsáveis por intensificar a transformação digital em todas as empresas. O setor logístico aumentou drasticamente. Inclusive, muitas pessoas que nunca tinham comprado pela internet passaram a utilizar a esta forma de consumo.


Produzimos um artigo tempos atrás sobre algumas tendências logística para o futuro do setor. Uma delas era as entregas cada vez mais rápidas.


Em outros países do mundo a entrega de produtos no mesmo dia em que o cliente confirmou a compra já é possível. A ideia audaciosa ainda vinha caminhando em passos lentos no Brasil, mas após 2021 ela se tornou mais comum na vida dos brasileiros.


Imagine o quão satisfeito ficará o cliente ao receber sua mercadoria no mesmo dia que comprou? Se todas as outras etapas de compra também forem cumpridas com êxito, o consumidor sempre se lembrará da empresa. E com razão.


Mas, para que a same day delivery sejam possíveis, é preciso de duas coisas: tecnologia e rotas de entregas mais precisas.


Por que é importante montar uma rota de entrega? 


O motivo para montar uma rota de entregas estruturada é bem simples e direto. Sem ela, a empresa desperdiça dinheiro e, principalmente, tempo. Afinal, sem um roteiro preciso e otimizado, não é possível ser eficiente.


Com rotas elaboradas, a equipe sabe exatamente onde deve ir. Ou seja, isso permite que os atendimentos seja, feitos em menos tempo e traz maior satisfação aos consumidores.


Sem deixar de contar sobre a economia que as empresas recebem. Assim, com rotas mais eficientes, é gasto menos combustível com rotas ineficientes. Existe também a previsibilidade de demandas.


Como tornar a rota de entregas eficiente?


Existem técnicas que ajudam a trazer eficiência para as rotas. Vamos listá-las a seguir:


  1. Agrupamento de paradas: é interessante elaborar rotas considerando atendimentos próximos, buscando minimizar custos e aproveitar o tempo;
  2. Planeje as entregas: comece pelas entregas mais distantes e agrupe as paradas próximas.
  3. Utilize veículos certos para cada tipo de entrega: é recomendado que se leve em consideração o tipo de veículo que será utilizado em cada operação;
  4. Centro de Distribuição em local estratégico: se possível, o Centro de Distribuição precisa estar em locais estratégicos. Ou seja, de fácil acesso e que tenha pouco movimento.


A tecnologia é a principal aliada!


De fato, cada vez mais a tradição off-line está se convertendo para online. O setor logístico está se transformando digitalmente, e isso ajuda muito na automatização de processos.


Atualmente no mercado há uma série de softwares especializados em logística que podem ajudar a integrar as empresas do setor. Afinal, se digitalizar é gerar mais eficiência, reduzir custos e tornar-se mais ágil. Apostar em novas tecnologias é essencial para melhorar a experiência dos clientes.


Se você busca por soluções logísticas para a sua empresa, venha conhecer o Cargo Online!


Em conclusão, com uma rota de entregas eficiente, as empresas que precisam trabalhar com transporte economizam tempo e dinheiro. Para mais artigos sobre logística, acesse o blog da Online Applications!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *