fbpx
Novidades logísticas: tendências para ficar de olho em 2022

Ano novo, novas mudanças para se ficar de olho. Desde o início de 2022, já conseguimos prever certas tendências quando o assunto são novidades logísticas. São mudanças que as empresas do setor não podem ignorar: são o futuro. E, com toda certeza, ditarão quais serão as empresas que permanecerão no mercado.


Algumas destas mudanças puderam ser observadas com mais força desde o início da pandemia do novo coronavírus, em 2020. A partir deste período, o segmento de transportes passou a ser ainda mais essencial na vida dos consumidores do que antes. Afinal, eram extremamente necessários no momento de lockdown.


Hoje, mal podemos pensar em nossas vidas sem comprar produtos pela internet, não é? O e-commerce transformou o mundo e a forma como compramos. E sem a logística e a tecnologia, que ultimamente estão andando juntas e unidas, nada disso seria possível.


Crescimento do setor logístico em 2021


2021 foi um ano que ajudou a consolidar algumas tendências causadas em 2020, em termos de logística. Trouxe alguns dados para comprovar esta afirmação.


Começo falando novamente sobre e-commerce. Em 2021, segundo levantamento do PayPal Brasil, as lojas online tiveram alta de 22,05% no Brasil. No país, as vendas online chegaram a 1,59 milhão de empresas. Imagine só o quanto de vendas foram realizadas só na Black Friday?


Outros dados mais recentes do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), liberados em dezembro de 2021, mostraram que o setor de transportes, armazenagem e correio cresceu 13,1% no terceiro trimestre do ano (em comparação com 2020). Ou seja, mesmo após o início da pandemia, o setor vem apresentando um aumento significativo. O que mostra sua importância.


E, assim, como podemos perceber, a presença da tecnologia é essencial no setor.

Tendências logísticas de 2021


No início do ano passado conseguimos adiantar algumas dicas de tendências para a logística, e preparamos um artigo sobre o assunto. Vou listar algumas delas para você, leitor, ficar por dentro das mudanças de um ano para o outro:


  1. Digitalização
  2. Inteligência Artificial
  3. Sustentabilidade
  4. Blockchain
  5. Rastreabilidade de mercadorias


Como pode ter visto, a maioria das tendências diretamente possuem ligação com tecnologias mais avançadas, que podem, e vem, ajudando o setor. Sem mais delongas, vamos para as novidades que 2022 irá trazer para as empresas de logística!


Novidades logísticas para 2022

  1. Entregas cada vez mais rápidas


Em outros países do mundo a entrega de produtos no mesmo dia em que o cliente confirmou a compra já é possível. A ideia audaciosa ainda vinha caminhando em passos lentos no Brasil, mas após 2021 veio se tornando menos tímida.


Imagine quanto de satisfação que o cliente terá ao receber sua mercadoria no mesmo dia que comprou? Se todas as outras etapas de compra também forem cumpridas com êxito, o consumidor sempre se lembrará da empresa. E com razão.


Mesmo se as entregas não sejam realizadas no mesmo dia da compra (same day delivery), é um fato que vem se tornando cada vez mais rápidas. E com prazos mais precisos.


  1. Monitoramento em tempo real


No passado, provavelmente uma das maiores dificuldades das empresas de logística era o monitoramento em tempo real. Sem instrumentos como o GPS, impossível. E mesmo com ele, se não houvesse tecnologia suficiente, não haveria como medir localidades com precisão.


Hoje, isso mudou. Há tecnologias que facilitam todo este processo de monitoramento de cargas em tempo real, feitas até mesmo em smartphones. O que, é de se esperar, também ajuda na fidelização de clientes.


De fato, todo o processo de entregas foi otimizado pela transformação digital. Desde a demarcação de melhores rotas, emissão de documentos de transporte, e muito mais.


  1. Logística verde


Se preocupar com o meio ambiente já era tendência nos anos passados, mas sempre precisa estar no radar. Principalmente de quem trabalha com logística.


A logística verde tem como objetivo equilibrar os lucros das empresas do setor e também  preservar o meio ambiente. Dois pontos que devem sempre andar juntos. E ela traz benefícios para as instituições, como a redução de custos e a maior credibilidade dos consumidores. Temos um artigo sobre o assunto, caso esteja interessado no tema.


Por fim, neste post selecionamos as principais novidades logísticas que precisam ser conhecidas por quem trabalha no setor e deseja expandir seus negócios.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *