fbpx
fale conosco! +55 19 4062 8611
Quality Assurance: descubra mais sobre a carreira e sua importância!

Se preocupar com a qualidade de produtos e serviços é fundamental para todas as empresas que querem se manter no mercado. Afinal, muito está em jogo. O profissional de Quality Assurance é um dos que podem ajudar a garantir que tudo chegará aos clientes sem falhas ou erros.


Talvez você já tenha ouvido falar sobre esta carreira e tenha vindo buscar mais informações sobre ela. Em resumo, o Quality Assurance consiste em diversos processos que visam manter um produto ou serviço dentro do padrão de qualidade exigido.


Como sabemos, é muito importante atender as expectativas dos usuários. Uma pesquisa recente mostrou que 47% dos consumidores brasileiros deixariam de comprar de uma marca em caso de experiência ruim.


Além disso, a pesquisa desenvolvida pela PwC também mostrou um outro dado interessante: apesar dos brasileiros normalmente priorizarem bons preços e qualidade, a influência das experiências positivas vem crescendo.


Um dos setores em que a experiência positiva mais pesa é o de tecnologia, com 84%, superando inclusive o setor de hotéis (74%).


Por isso, podemos começar a entender a importância do profissional de Quality Assurance dentro das empresas, principalmente as de tecnologia. Neste artigo, vamos falar mais sobre esta carreira, explicar quais são as atividades base e como ela pode alavancar os negócios. Continue lendo para descobrir!


Quality Assurance: o que é?


Vamos começar traduzindo para o português o termo Quality Assurance. A tradução ficaria Garantia de Qualidade, ou simplesmente QA.


Podemos resumir o Quality Assurance como um conjunto de atividades que visam assegurar a qualidade de um produto ou serviço. O padrão de qualidade é estabelecido pela empresa, e pela expectativa dos clientes.


Portanto o profissional de QA é responsável por criar processos e testes ao longo do desenvolvimento do produto ou serviço. Esta checagem envolve o cumprimento de alguns critérios pré-estabelecidos pela empresa.


A avaliação do QA é extremamente necessária para garantir que o cliente receba um produto sem erros que afetam a sua experiência de compra.


A importância do Quality Control para as empresas


Como você pode ter percebido, a atuação do profissional de QA tem ligação direta com a geração de novas oportunidades e melhoria nos serviços e produtos.


Muitos são os ganhos operacionais que existem na contratação do QA, principalmente em empresas de tecnologia. É quase impensável desenvolver projetos de TI sem a ajuda de um QA.


Como vivemos em uma época onde o ritmo do mercado é extremamente acelerado, é fundamental para as empresas se preocuparem com as experiência do cliente.


O profissional de QA, além de garantir que os processos estão sendo cumpridos, também ajudam a gerar mais eficiência.  Que tal ver um resumo dos benefícios? Veja:


  • Aumento na satisfação dos consumidores;
  • Eliminação de erros;
  • Melhorias no desenvolvimento de projetos;
  • Diminuição de custos na operação.


A diferença entre Quality Control e Quality Assurance


Você já ouviu falar em Quality Control? Muitas vezes há confusão de termos entre ele e o Quality Assurance. Porém eles são diferentes.


O Quality Control são técnicas que buscam monitorar continuamente a qualidade de um produto ou serviço, em soluções já finalizadas.


Ou seja, o QC se baseia nas experiências de utilização, que são usadas para corrigir erros e monitorar o uso. Com o foco em descobrir se os resultados estão de acordo com o que esperado.

 


Em conclusão, o profissional de QA é responsável por criar processos e testes ao longo do desenvolvimento do produto ou serviço. Ele é essencial para a melhoria das empresas, atuando diretamente com geração de resultados.


Entendeu o que é Quality Assurance? Para mais artigos como esse, acesse o blog da Online Applications!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *