fbpx
fale conosco! +55 19 4062 8611
O que é UX e UI? Conheça cada um deles e aprenda a diferenciá-los!

Quando falamos de UX e UI, muitas pessoas acabam confundindo os termos. Até porque ambos dizem respeito à experiência do usuário e buscam desenvolver melhores interfaces em aplicativos e sites. Mas eles possuem algumas diferenças.


Mesmo que você ainda não tenha ouvido falar tanto sobre o tema, provavelmente já deve saber qual é a importância do design na vida das organizações.


Não são só as empresas gigantes que se preocupam com esta área. Ela é essencial para todas!


Que tal conhecer o que cada um dos termos significa? Neste artigo vamos detalhar sobre UX e UI, explicando mais a fundo suas diferenças e semelhanças! Vamos lá, boa leitura!


O que é UX design?


Vamos começar pelo UX design!


O termo UX é a abreviação de User Experience, ou Experiência do Usuário. Em resumo, se trata de um estudo comportamental dos usuários, feito com o objetivo de melhorar a experiência deles ao entender como o cliente se sente ao utilizar um site, por exemplo.


É papel do UX design observar os pontos da jornada do usuário, quais telas ele acessa, qual é o nível de intuitividade do site, saber se o mesmo é atrativo, etc.


Ou seja, o objetivo é entender cada etapa e descobrir formas de facilitar a usabilidade  e garantir uma experiência tranquila para o usuário.


Conhecendo a opinião dos usuários, é mais simples entender quais pontos precisam de melhoria na parte visual de um site ou aplicativo. Afinal, eles são uma das partes mais importantes do processo.


O que é UI design?


Por sua vez, o UI design possui um significado um pouco diferente. A expressão vem do inglês User Interface, e pode ser traduzido como Interface do Usuário.


Ou seja, o objetivo do UI é guiar o usuário ao longo do uso da aplicação.


Um exemplo: quando um usuário entra em um site ou em um aplicativo, existe uma série de ações específicas que o desenvolvedor quer que eles tomem.


Assim, podemos dizer que o trabalho do UI design é, de fato, guiar o usuário pela navegação. Além de facilitar a tomada de ações de forma mais natural possível.


Outro exemplo: se o objetivo da página é que o usuário entre em contato com a empresa, o UI design precisa desenvolver a página para isso. Colaborando, assim, para que o usuário sinta essa necessidade.


Quais são as principais diferenças entre UX e UI?


Ao ler o que significa UX e UI você deve ter notado algumas diferenças entre os termos, que não podem ser usados como sinônimos. Preparamos uma lista com as principais diferenças entre os conceitos, para você não errar.


  • UI busca guiar o usuário, o UX faz a navegação ser agradável.
  • UX torna o produto útil, UI torna suas interfaces usáveis.
  • UI existe apenas em interfaces visuais de sites e aplicativos. Já o UX não necessariamente é utilizado apenas em telas.


Benefícios em utilizar o UX e UI juntos


Como você deve ter percebido ao longo do artigo, muitos são os benefícios do UX e UI design para a estratégia digital das empresas.


Como os dois termos se complementam, utilizar ambos é uma ótima ideia para trazer bons resultados para uma organização.


Vamos para alguns dos benefícios que o UX e UI oferecem:


  • Encanta e retem usuários;
  • Fortalece a marca;
  • Aumenta o número de conversões;

 

Em conclusão, o UX e UI design são áreas que buscam encantar e reter usuários em um ambiente virtual. Espero que tenha entendido que os termos são complementares, mas que também possuem algumas diferenças. Para mais artigos como esse, acesse o blog da Online Applications

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *