fbpx
Pick up points: você sabe o que são e como funcionam?

O processo de entregas de produtos comprados pela internet é extremamente complexo. Afinal, são várias etapas que precisam ser cumpridas com rapidez e segurança, para garantir a qualidade da mercadoria e felicidade do consumidor. Uma forma de facilitar este processo é utilizar pick up points.


Certamente você já comprou algum produto pela internet. Nos últimos anos, o e-commerce vem apresentando um crescimento exponencial, tanto por sites independentes quanto em marketplaces.


De acordo com a Abcomm (Associação Brasileira de Comércio Eletrônico), as vendas online atingiram 68% em 2020.


Ou seja, é de se esperar que o volume de pedidos tenha aumentado demais nos últimos três anos. O que dificulta algumas etapas do processo de entregas.


Os pick up points são uma alternativa que já vem sendo aplicada em diversas empresas gigantes no mercado, buscando facilitar o processo complicado de entregas de última milha (last mile).


Provavelmente você já deve ter reparado: quando vamos fazer uma compra online, uma das formas de adquirir o pedido é recebê-lo em casa, e a outra é retirar em uma loja/ponto físico.

Os pick up points são exatamente isso: pontos físicos para a retirada de produtos que foram comprados online.


Neste artigo vamos te explicar com mais profundidade como o que são os pick up points e quais os seus benefícios. Se interessou pelo assunto? Então continue lendo!


Os pick up points usados na logística


Como dito anteriormente, os pick up points são locais físicos que dão continuidade no ciclo de compra. Assim, na prática, são pontos conveniados em que o consumidor pode fazer a retirada de seus pedidos após finalizar a compra pela internet. A retirada pode ser feita no dia e horário que o cliente preferir, um dos primeiro benefícios da estratégia.


As empresas que adotam os pick up points buscam mais eficiencia no serviço de distribuição de mercadorias.


O crescimento da modalidade é evidente, o que demostra que a inovação que chegou para ficar. Isso por conta de seus diversos pontos positivos, tanto para as empresas de e-commerce quanto para o consumidor.


Dependendo do tipo de empresa, algumas já possuem lojas físicas. O que facilita adotar a estratégia. Porém, também existe a opção de buscar por lojas conveniadas para a retirada de produtos. As lojas conveniadas passam a ganhar uma comissão por armazenar os produtos de uma empresa, o que também as beneficia.


Quais são os benefícios da estratégia?


Os pick up points são uma ideia eficaz que vem conquistando os consumidores e empresas ao redor do mundo. As vantagens da estratégia estão todas ligadas à otimização do processo logístico e o aumento da satisfação dos clientes.


Em resumo, ao adotar os pick up points, os consumidores passam a ter mais uma opção de adquirir os produtos que compraram pela internet.


Por mais que a entrega em domicílio ainda seja a mais adotada, nem sempre os clientes estão em casa no momento da entrega. Os custos de frete também são um ponto importante a se pensar, já que é decisivo no momento de compra.


Quando há fretes muito elevados, o consumidor pode desistir da compra.


Adotar os pick up points é uma solução para estes problemas. Primeiramente, o custo de frete se extingue. Não é preciso pagar para retirar os produtos de um lugar físico.


Em segundo lugar, pode ser interessante para o consumidor escolher a data e horário mais cômodo para buscar seus produtos. Pode ser no caminho do trabalho, por exemplo.


Além disso, pode-se ter também a economia de tempo. Ao invés de esperar vários dias úteis, é só buscar seu produto na hora que quiser.

 


Em conclusão, os pick up points é uma estratégia que otimiza o processo logístico de uma empresa que vende online. Para mais artigos sobre inovação e logística, acesse o blog da Online Applications!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *