fbpx
fale conosco! +55 19 4062 8611
Você sabe o que é API e o que ela faz? Veja alguns exemplos!

Se você não é um desenvolvedor ou não trabalhe na área de tecnologia, talvez ainda não saiba o que é uma API. Mas com certeza já se deparou com ela várias vezes.


Temos um exemplo bem simples para te ajudar a entender o conceito: quando vamos fazer o login em alguma rede social, nem sempre é necessário preencher todos os dados. Suas informações podem ser preenchidas automaticamente quando há o botão “Preencha seus dados usando o Google”. Certo?


Assim, você não precisa perder tempo digitando todos os dados pessoais várias vezes. Ou seja, isso é possível graças ao API.


Neste post vamos te explicar mais profundamente o que é a API, como ela funciona e benefícios da tecnologia. Para conhecer, continue lendo:


Primeiro, o que é API?


A sigla API vem do inglês: Application Programming Interface, que pode ser traduzido como Interface de Programação de Aplicativos.


Essa tecnologia é capaz de conectar sistemas e facilitar a utilização das plataformas. Assim, é possível promover a troca e compartilhamento de informações.


Em resumo, são um conjunto de padrões que permitem acesso a um aplicativo ou plataforma. APIs são criadas quando a empresa tem a intenção de que outras pessoas utilizem o seu produto de uma forma conveniente e criem novas funcionalidades.


Um exemplo interessante de API é o Google Maps. Muitos outros sites conseguem utilizar os dados do Maps e adaptá-los. Quando entramos no site de um restaurante, por exemplo, conseguimos acessar a localização dele por um mapa do Google adicionado na página. Este procedimento é possível por conta de uma API.


Ou seja, os aplicativos e softwares conseguem se comunicar uns com os outros. Isso acontece através da comunicação entre códigos, que são definidos com base em comportamentos específicos.


Quais são as vantagens de utilizar uma API?


Como podem imaginar, uma API pode ser utilizada de diversas maneiras, sempre buscando integrar sistemas. Talvez você ainda não saiba, mas elas têm uma função estratégica na rotina das empresas.


Uma API é capaz de agregar simplicidade e agilidade aos processos, além de automatizar sistemas. Ou seja, isso traz várias vantagens para as empresas. Que tal ver outros benefícios da tecnologia?


  • Ágeis: as conexões entre plataformas se tornam rápidas e ágeis com o uso da API, os usuários nem percebem o quão complexo é integrar dois sistemas.
  • Fáceis de usar: com as APis, não é necessário fazer a instalação de outros aplicativos para traduzir as linguagens dos sistemas; são extremamente fáceis de usar.
  • Segurança de informações: APIs promovem uma troca de dados entre sistemas e, por isso, são desenvolvidos pensando na segurança de dados.
  • Monetização: algumas APIs só são liberadas a partir da compra de pacotes, o que permite torná-las em uma fonte de renda. Um exemplo disso são as plataformas de streaming como a Netflix e Amazon Prime, que só liberam o acesso ao conteúdo após o pagamento da mensalidade.


Por fim, neste artigo falamos sobre Application Programming Interface, as famosas APIs. Esta tecnologia permite que sistemas diferentes se conectem para facilitar a utilização das plataformas. Desta forma, é possível promover uma troca e compartilhamento de informações com segurança de dados e agilidade.


Gostou do conteúdo e entendeu como uma API pode ser útil para a sua empresa? Se você pensa em construir uma, venha conhecer a Fábrica de Softwares da Online Applications!


E para mais artigos sobre novidades tecnológicas, continue lendo os artigos do blog da Online Applications! Publicamos diversos conteúdos semanais com esse tema! Acesse clicando aqui!


Deixe nos comentários o que você entendeu sobre a API!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *