fbpx

Talvez você ainda não tenha ouvido falar muito sobre Logística 4.0, mas tenho certeza que você já ouviu sobre a Indústria 4.0. Ambos os termos representam novas fases da humanidade em que a tecnologia está cada vez mais avançada. Hoje está quase impossível não esbarrar nelas.

 

A verdade é que estamos extremamente conectados, cheios de novas informações. O número de tecnologias cresce a cada dia e precisamos acompanhar para não continuar no modelo antigo. Empresas e pessoas que não se modernizarem não irão conseguir mercado de atuação.

 

Avançamos tanto que investir em tecnologia não é mais um diferencial, mas sim uma necessidade que pode ser crucial para permanecer no mercado. A indústria mundial vem mudando a cada dia, e seguindo a tendência mundial, a logística também.

 

Quando pensamos em tecnologias para o setor de logística, muitas vezes imaginamos máquinas potentes que organizam um estoque. Mas a transformação digital vai bem além disso.

 

Em síntese, para continuar em um mercado tão competitivo, a tecnologia é a principal aliada das empresas de logística. Porém, mesmo sabendo que ela está se modificando a cada dia, é importantíssimo descobrir se os seus benefícios podem te auxiliar de alguma forma.

 

Agora, antes de contar um pouco mais sobre a Logística 4.0, vamos descrever um pouco mais como essa mudança histórica começou. Continue lendo!

 

Um pouco da história: as revoluções industriais

 

Não dá para começar a explicar sobre a Logística 4.0 sem antes falar sobre as revoluções industriais. Iniciando pelo óbvio, a Primeira Revolução Industrial trouxe diversas mudanças para a sociedade. Se pensarmos que antes não havia nenhum tipo de industrias, podemos ver o tamanho do choque que a população passou. A Primeira Revolução ocorreu na metade do século XVIII e é lembrada pela criação da máquina a vapor e da indústria têxtil.

 

Iniciada em meados do século XIX e XX, a Segunda Revolução Industrial trouxe consigo a produção em massa e em série. É a revolução que mais nos lembramos graças ao filme “Tempos modernos”, onde vemos a produção de trabalhos repetitivos e mão de obra especializada em apenas uma parte da produção. Muitas coisas foram produzidas e estocadas nesta época.

 

A terceira Revolução Industrial, localizada na década de 1960, aconteceu com o início da tecnologia digital adentrando os processos produtivos. Foi um novo salto tecnológico que resultou em um aumento da capacidade de produção e também na globalização. Aqui já iniciou-se a busca por melhores qualificações.

 

Indústria e Logística 4.0

 

E finalmente chegamos a atualidade!

 

O momento histórico e principalmente tecnológico em que estamos vivendo, é a Quarta Revolução Industrial, também chamada de Indústia 4.0.

 

A tecnologia da informação teve tantos avanços que mudou a forma como os profissionais de todas as áreas precisam se portar. Vamos destacar os da logística, que agora precisam atuar com a tecnologia para transportar seus produtos e pessoas.

 

Podemos caracterizar a Logística 4.0 com a automatização de processos nas fábricas, que são feitos por redes inteligentes. Esta mudança é possível graças a computação em nuvem, IoT (Internet das Coisas), Big Data e entre outras tecnologias.

 

E seguindo a tendência mudial, toma decisões com base em muitos dados.

 

Benefícios da Logística 4.0 

 

Como dito anteriormente, um dos principais benefícios da Logística 4.0 é a otimização de processos. Porém, há muitos outros motivos para aplicar soluções modernas nas empresas que trabalham com transporte. Confira a lista com os pontos positivos:

 

  • Maior segurança e comunicação nos processos;
  • Mais agilidade e eficiência nas tarefas;
  • Redução de custos e gastos desnecessários;
  • Otimização das frotas;
  • Redução de perdas na produção de bens;
  • Rastreabilidade de mercadorias;
  • Aumento da satisfação do cliente.

 

É uma necessidade das indústrias e da logística otimizar cada vez mais os seus processos. Muitas são as empresas que estão adaptando-se para esta nova tendência. Pense em investir em novas tecnologias da Logística 4.0 que podem ajudar a melhorar a eficiência do seu negócio.

 

Quer melhorar as suas soluções logísticas? Nós podemos te ajudar! Acesse o site da Online Applications para conhecer os principais benefícios do Cargo Online!

 

Entendeu o que é a Logística 4.0? Para mais artigos sobre logística, acompanhe o nosso blog!

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *