fbpx
fale conosco! +55 19 4062 8611

A tecnologia é um dos diferenciais de muitas empresas no mercado, assim como a rastreabilidade, que melhora a competitividade e garante otimização dos processos.

Em outras palavras, a rastreabilidade é importante na logística, desde produção, pedido e entrega. É essencial saber em qual etapa de transporte está a mercadoria.

Logo, ter conhecimento da trajetória do produto garante segurança, mais qualidade e satisfação dos clientes em poder acompanhar tudo do início ao fim.

Além disso, essa funcionalidade pode proporcionar mais competitividade para a sua empresa, a destacando entre os concorrentes e atraindo mais clientes.

Então, se você quer saber como a rastreabilidade de mercadoria funciona, este artigo irá te ajudar. Vamos explicar tudo sobre a tecnologia por trás. Continue lendo!

Rastreabilidade de produtos

Primeiramente, vamos definir o termo em questão. A rastreabilidade é uma tecnologia que permite, em tempo real, saber onde a encomenda está, por onde passou e quando chegará ao destino.

Na mesma linha, este processo traz benefícios para as empresas, por exemplo, mais segurança. Afinal, é uma garantia saber exatamente onde o produto está.

Dessa forma, a cadeia logística se torna mais confiável, e o gestor garante que o produto seja entregue com qualidade, melhorando a imagem da empresa.

Além disso, arquivar o histórico de produção e entrega é um diferencial que as transportadoras devem ter, pois mostra alto nível de organização e segurança.

E claro, todas essas exigências e a rastreabilidade dos produtos só se tornam possíveis com processos e soluções tecnológicas, como as da Online Applications.

Qual a importância?

Nesse sentido, a segurança é um dos principais pontos positivos da rastreabilidade. Além disso, também garante a procedência dos produtos da fábrica ao consumidor final.

No entanto, há ainda outros benefícios que confirmam a importância da aplicação da rastreabilidade na logística. Listamos os principais para você agir e modernizar o seu negócio:

  1. Segurança: Como dito antes, saber onde os produtos estão diminui a incidência de imprevistos nas rotas;
  2. Controle de qualidade: A rastreabilidade ajuda a garantir a qualidade dos produtos e do transporte por meio da análise da performance dos colaboradores;
  3. Respostas mais ágeis: Coletando dados por meio da tecnologia, a empresa consegue respostas para diversos questionamentos;
  4. Redução de problemas: Rotas mais assertivas, processos mais rápidos e detecção de falhas antecipadamente;
  5. Otimização da logística: Os dados coletados ajudam na criação de indicadores de desempenho e outras métricas importantes;
  6. Maior transparência: Controle de todas as etapas de maneira simplificada;
  7. Gestão de estoque de ponta: Aumento do controle de todas as mercadorias e etapas do processo de transporte;
  8. Aumento da lucratividade: Otimização e redução de problemas refletem nos menores custos e maiores lucros.

A tecnologia aliada a logística

Sem a tecnologia e a logística 4.0, a rastreabilidade de mercadorias não seria possível, pois os avanços do digital auxiliam empresas de todos os setores a aumentar seus lucros e controlar a produção.

Dessa forma, o rastreio pode ser feito por diversos tipos de tecnologia: GPS, radiofrequência e telemetria. Atualmente, também pode ser realizada pelo celular do motorista.

A Online Applications possui soluções logísticas especializadas na gestão de cargas, performance operacional, assim como no rastreamento de produtos em tempo real no First e Last Mile.

Além disso, também é especialista na criação de soluções e softwares sob demanda, criados exclusivamente para atender as demandas da sua empresa. Para mais informações, acesse nosso site.

Em suma, a rastreabilidade de produtos é possível devido as transformações digitais. Logo, ela permite, em tempo real, saber onde a encomenda está e a trajetória.

Se você gosta de estar por dentro das novidades sobre logística, tecnologia e as inovações do mercado, acompanhe os posts semanais em nosso blog. Clique e conheça!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *