fbpx
Lead time

Sim, tempo é dinheiro. Reduzir custos e conduzir melhor o tempo para ter benefícios no mundo dos negócios é o sonho de muitos, e o Lead Time pode te ajudar nesta tarefa. O termo proveniente da engenharia de produção vem cada vez mais sendo aplicado na área logística, porque é essencial saber qual é a diferença entre ter ou não um processo que funcione.


O objetivo do Lead Time é percorrer todo o ciclo de produção, desde o pedido do seu cliente, até a entrega final do produto. Reduzindo-o, é possível além de diminuir custos e otimizar seus processos, aumentar a satisfação dos clientes.


Continue lendo para conhecer mais a fundo o significado de Lead Time, sua importância e como aplicá-lo na área logística.


O que é o Lead Time?


Em tradução livre, o termo significa “conduzir o tempo” ou pode ser resumido como “prazo de entrega”. Como dito anteriormente, o conceito de Lead Time representa o período desde o pedido do cliente até a entrega final do produto. Ou seja, para ser mais eficiente é preciso reduzir ao máximo esse indicador.


A questão é como reduzir o Lead Time? É necessário estudar os processos em que o produto irá passar.


O processo do Lead Time precisa então ser bem administrado, para que o prazo da entrega seja cumprido e não haja falta de produtos no estoque ou má armazenagem. Assim será possível evitar diversos tipos de prejuízo.


Qual a sua importância?


Podemos resumir a importância do Lead Time em poucas palavras: melhorar a satisfação dos clientes e reduzir custos. Além desses pontos, também destacamos outros benefícios:


  • Maior precisão nos prazos de entrega;
  • Aumento da produtividade;
  • Identificação de possíveis problemas no processo de entregas;
  • Melhoria e padronização de processos;


Como calcular?


Existem duas formas de calcular o Lead Time ideal para alcançar todos os benefícios dele. Acompanhe abaixo:


  • Cálculo para produtos produzidos após o pedido do cliente


1º passo: Listar todos os materiais, desde a matéria-prima até mão de obra. Em resumo, tudo que será utilizado para a produção do seu produto;


2º passo – Pesquise quanto tempo irá levar para que cada um desses materiais sejam adquiridos;


3º passo – Descubra qual material da lista levará mais tempo para ser entregue e  anote a data. Depois que esses itens chegarem faça um inventário;


4º passo – Com precisão, estipule uma data para o serviço ser concluído;


5º passo – Adicione o tempo de transporte.


 

  • Cálculo para produtos produzidos antes do pedido do cliente


1º passo – Confira se há produtos no estoque;


2º passo – Adicione o tempo de separação do produto no estoque;


3º passo – Calcule o tempo que irá demorar para entrar em contato com uma empresa de entrega;


4º passo – Finalize com o tempo de transporte do produto.


A tecnologia é a principal aliada do setor logístico quando o assunto é otimização. Seja no tempo dos processos, maior precisão ou aumento da produtividade. O Cargo Online, solução logística da Online Applications, traz a automação que as empresas logísticas precisam. Entenda mais sobre a plataforma no site!


Não é tão difícil reduzir o tempo do Lead Time na logística. É necessário precisão e uma boa organização nos processos da empresa para que saia tudo como o esperado. Gosta de artigos sobre logística? Acesse nosso blog mais vezes!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *