fbpx
Conheça os três tipos de aprendizado de máquina!

Com a evolução da tecnologia, muitas atividades passaram a ser possíveis de serem realizadas sem a presença de alguém operando especificamente. Com o desenvolvimento do aprendizado de máquina, conseguimos utilizar algorítmos para conseguir prever certas ações. Mas como assim?


Em resumo, o Machine Learning, o que chamamos em português de aprendizado de máquina, é uma ramificação da Inteligência Artificial. Este sistema é treinado para detectar padrões e prever acontecimentos com base em dados antes coletados. Em breve falaremos sobre o assunto mais detalhadamente.


O aprendizado de máquina pode ser separado em três categorias, cada uma identificando a forma como os algorítmos aprendem. E sim, eles aprendem de formas diferentes, assim como nós, seres humanos.


Continue lendo para aprender mais sobre o que é Machine Learning e os tipos distintos do aprendizado de máquina. Boa leitura!


O que é o aprendizado de máquina?


Antes de tudo precisamos te explicar um pouco mais sobre o que é o aprendizado de máquinas e Inteligência Artificial (AI). Muitos acham que ambos são a mesma coisa, mas não é bem assim. O aprendizado é um dos recursos do AI.


Resumidamente, a AI é uma ciência que se baseia nos comportamentos humanos para resolver problemas. Ela é mais ampla e nela se encontram outros termos como o machine learning e deep learning.


Mas vamos focar no aprendizado de máquina. Como o nome já faz referência, ele ensina as máquinas a tomar decisões. Assim como nós, que aprendemos desde crianças e utilizamos nossa memória para tomar decisões. Interessante, não é? Só conseguimos fazer melhores escolhas com base na memória, no que aprendemos previamente.


Para treinar estas máquinas é preciso alimentá-las com uma grande quantidade de dados. Assim ela irá poder analisá-los e chegar a conclusões de forma bem mais rápida e segura do que nós.


Ela não necessáriamente irá realizar cálculos, mas aprender com os que você já fez. Desta forma ela conseguirá identificar padrões e prever certos acontecimentos.


Quais são os tipos de machine learning?


O aprendizado pode ser dividido em três categorias diferentes:


  • Aprendizado supervisionado


Esta categoria é aplicada normalmente quando o objetivo é prever acontecimentos futuros. Para isso é oferecido um conjunto de dados do que você quer que a máquina aprenda, para que ela consiga identificar o modelo depois. Por exemplo: se você quer ensinar o que é um celular, você irá mostrar imagens do modelo e esperar que ela aprenda e consiga identificá-lo em outras.


Ele é subdividido em outras duas técnicas, a classificação e a regressão.


A classificação é similar com o exemplo anterior. Ensinamos o que é e o que não é um celular. A regressão acontece quando o resultado é numérico.


  • Aprendizado não supervisionado


Diferente da supervisionada, este tipo de aprendizado acontece com dados não rotulados. Não dizemos o que é aquilo que mostramos, mas ensinamos a separa em grupos.


  • Aprendizado por reforço


Neste modelo, a máquina aprende qual é a melhor decisão a ser tomada em determinado momento. É ensinar a máquina a ponderar qual é a prioridade. Para isso, se ensina o computador quais são as ações que ele deve priorizar.

 

O aprendizado de máquinas é complexo e pode ser dividido em três modelos. Como vimos antes, ele pode ser chamado de machine learning e é utilizado para ensinar sistemas a pensar como nós, analisar dados mais precisamente e tomar decisões. Fácil, não é?


Para mais artigos sobre tecnologia, o blog da Online Applications está aqui! Fique antenado no tema ao ler os artigos que publicamos semanalmente, sempre buscando levar informações precisas para você. Acompanhe-nos nas redes sociais também!

Aprendeu o que significa aprendizado de máquinas? Deixe um comentário!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *