fbpx
Estudo de viabilidade: Não invista antes de calcular!

Para começar um empreendimento é necessário analisar criticamente, analisando se será um investimento lucrativo ou não. Afinal, não é uma opção perder tempo e muito menos dinheiro arriscando sem saber se dará certo. Para isso foi criado o estudo de viabilidade.


Em poucas palavras ele busca avaliar a aplicabilidade do negócio, garantindo a segurança no investimento. Ele é capaz de avaliar se uma empresa, nova ou consolidada no mercado, produtos, processos e serviços, tem condições de se tornarem lucrativos com o tempo. Assim é possível investir com muito mais tranquilidade.


Continue lendo para descobrir como aplicar o estudo de viabilidade e quais são os benefícios de aplicá-lo antes de concluir um negócio!


O que é o estudo de viabilidade?


O objetivo ao fazer um estudo de viabilidade não é garantir 100% que o investimento dará certo. Na verdade, ele é feito para diminuir os riscos e incerteza antes de fechar um negócio. Nesse sentido, o estudo envolve uma série de análises sobre o mercado e sobre a empresa, a fim de entender se é um projeto viável.


Sendo assim, é necessário fazê-lo antes de executar um projeto, pois irá ajudar a evitar, como dito anteriormente, a perda de dinheiro e tempo. Há ideias de negócio que podem parecer boas no princípio, mas depois de estudá-las é possível concluir que não.


Qual a sua importância?


Antes de mais nada, o estudo de viabilidade não apenas diminuem a incidência de perdas financeiras. Com ele é possível medir uma previsão de retorno, com base em cálculos e estatísticas. Assim, com esses dados é fácil entender em quanto tempo você terá recuperado o dinheiro investido e começar a gerar lucros.


Portanto, o estudo de viabilidade não se aplica somente na hora de investir em uma nova empresa. Ele também deve ser aplicado antes de iniciar novos projetos, lançar novos produtos e na criação de um novo público-alvo.


Como fazer o estudo de viabilidade em x etapas


Para criar um estudo de viabilidade que seja eficiente, é preciso levar em conta uma série de fatores. Lembre-se que cada caso é um caso, e que não é possível reciclar o estudo para outros investimentos ou produtos diferentes.


  1. Comece analisando o mercado

Antes de mais nada é preciso se questionar: quem são os meus concorrentes? Quais é a rentabilidade média de empresas do mesmo setor? Como anda o mercado para a área que quero atuar? Ou seja, é fundamental coletar informações para conseguir posteriormente projetar qual será a sua receita e suas despesas.


Um método muito utilizado para saber se o mercado irá se interessar pelo produto ou serviço em que você pretende investir chamado Minimun Viable Product, ou somente MVP. Há várias formas de pesquisar se o público irá aderir a sua ideia, desde entrevistas, e-mail e até landing pages.


  1. Quais são os custos e despesas inclusos?

É a hora de colocar todos os seus gastos no papel. Isso envolve tudo, desde salários, aluguel, custos com matéria-prima, impostos, contas de internet, energia, etc. Separe em duas listas quais são os gastos fixos e os que variam.


  1. E qual será a sua receita?

Depois de conhecer quais são os seus custos fica mais simples calcular qual serão os seus lucros. Assim, será obterá uma estimativa e conseguirá calcular em quanto tempo irá recuperar o que foi investido, ou seja, a taxa de retorno.


A conta é simples: lucro= recebimentos – despesas.


  1. Considere imprevistos

Não tem como fugir de imprevistos, alguns deles acabamos nem pensando que ocorrerão assim como a crise do novo coronavírus. Certamente a maior parte dos investidores não iria pensar que uma pandemia faria com que negócios precisassem fechar.


Mesmo assim, alguns imprevistos ocorrem com mais regularidade e é sim possível evitá-los. A dica principal é ter uma reserva de caixa. Se houver situações de emergência você ainda terá certo capital guardado.


  1. Revise seu plano regularmente

Da mesma forma como é bom ter um caixa reservado para imprevistos, é essencial revisar o seu plano. O mercado nunca permanece imutável, mudanças fazem parte do dia-a-dia de todos.

 

Em síntese, o estudo de viabilidade busca conhecer as variáveis de um investimento. Assim é possível saber se é uma boa ideia aplicar tempo e dinheiro e obter lucros posteriormente. Para mais artigos sobre o mundo dos negócios e tecnologia, acesse outros artigos do blog! E acompanhe também nossas redes sociais!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *