fbpx

Manter as finanças de uma empresa em ordem pode ser um desafio, principalmente para as pequenas e médias. Isto porque, elas podem não ter acesso às opções de financiamento. 

 

Neste caso, há duas alternativas: o empréstimo e a antecipação de recebíveis. Ambas podem fornecer um fluxo de caixa crucial para a empresa. No entanto, escolher entre essas opções exige muito cuidado por suas vantagens e desvantagens. 

 

Neste artigo, vamos explorar mais a fundo o que é o empréstimo e a antecipação de recebíveis. Bem como seus prós e contras, tudo para ajudar você a escolher a opção certa para a sua empresa. 

 

Empréstimo para empresas 

Os empréstimos são uma forma de financiamento que envolve o recebimento de uma quantia fixa de dinheiro emprestado de uma instituição financeira. 

 

Geralmente, eles são pagos em parcelas ao longo do tempo, com juros e taxas adicionais que podem ser aplicados.  

 

Logo, essa opção pode ser útil para empresas que estão com dificuldades de fluxo de caixa e precisam de dinheiro para cobrir despesas importantes. 

 

Prós do empréstimo: 
  • Acesso a uma quantia maior de dinheiro do que por meio de outras formas de financiamento. 
  • Flexibilidade para personalizar os empréstimos, com opções como taxas de juros variáveis ou fixas e prazos de pagamento. 
  • Construção de histórico de crédito saudável a partir dos pagamentos pontuais do empréstimo, contribuindo para obter financiamento no futuro. 
Contras do empréstimo: 
  • Os empréstimos geralmente envolvem taxas de juros elevadas, o que pode aumentar significativamente os custos. 
  • Para obter um empréstimo, é necessário apresentar garantias adicionais, como imóveis ou bens, o que pode comprometer o patrimônio da empresa. 
  • Um empréstimo pode levar a empresa a um alto endividamento devido aos custos adicionais, comprometendo o fluxo de caixa, reduzindo a flexibilidade financeira e dificultando o crescimento do negócio. 

Leia também: Afinal, Controladoria ou Planejamento Financeiro?

 

Antecipação de recebíveis  

Por outro lado, a antecipação de recebíveis acontece quando uma empresa tem créditos futuros para receber de seus clientes, e opta por procurar uma instituição financeira para adiantar o pagamento. Isso é útil para empresas que precisam de dinheiro imediato para pagar contas e fornecedores 

 

O processo funciona através de um contrato que estabelece as taxas e condições para a venda dos créditos, e a instituição financeira analisa a capacidade de pagamento dos clientes da empresa para aprovar a operação. 

 

Prós da antecipação de recebíveis: 
  • A antecipação de recebíveis geralmente tem taxas de juros mais baixas do que os empréstimos, pois o risco é menor. 
  • Flexibilidade para antecipar recebíveis específicos, permitindo que a empresa escolha quais pagamentos são mais importantes para cobrir suas despesas. 
  • Ao contrário de um empréstimo, a antecipação costuma ser um processo mais simples e ágil. 

 Você pode se interessar: Recuperação de tributos: quem tem direito e como recuperar? 

 

Empréstimo ou antecipação? 

Em primeiro lugar, a escolha certa dependerá das necessidades financeiras e da situação única de cada empresa. A primeira consideração deve ser avaliar o custo total de cada opção, incluindo juros, taxas e outras despesas adicionais. 

 

Outra consideração importante é o impacto de cada opção no fluxo de caixa da empresa e em sua capacidade de investimento a longo prazo. 

 

Todavia, a antecipação é a principal alternativa às opções de crédito tradicionais, principalmente pela falta de burocracia e exposição bancária, segundo Daniel Guesso Pereira, especialista no mercado financeiro e cofundador da Volaree Capital.  

 

Além disso, ela é uma grande oportunidade para lidar com os efeitos econômicos atuais, mantendo a escalabilidade do negócio sem impactar o fluxo de caixa. 

 

Quero antecipar meus recebíveis, e agora? 

A Online Applications e a Volaree Capital, fintech com mais de 3 anos de experiência, fundada por Daniel Guesso e Davidson Oliveira, profissionais com mais de 20 anos de experiência no mercado financeiro, ajudam você a antecipar seus recebíveis.  

 

De forma simples e eficiente, temos um processo ágil com taxas competitivas, tudo para que a sua empresa tenha mais flexibilidade financeira para crescer e se desenvolver. 

 

Se interessou? Clique aqui e antecipe hoje mesmo! 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *