fbpx
Dropshipping: como funciona e como começar?

Começar a vender online pode parecer difícil, principalmente por causa do mercado competitivo. Uma forma de iniciar um negócio é utilizar o método dropshipping, um sistema de baixo risco que pode também te ajudar a vender mais pela internet!


O e-commerce vem expandindo cada vez mais a cada ano. De acordo com uma pesquisa da Neotrust, as compras virtuais aumentaram 13,05% no primeiro semestre de 2021, com o faturamento crescendo em 24%.


Conheça mais sobre essa técnica de vendas online neste artigo! Queremos te ajudar a vender cada vez mais.


O que é dropshipping? Como ele funciona?


Podemos resumir o dropshipping de uma forma simples: é um tipo de serviço de atendimento de pedidos do varejo que possibilita a venda de mercadorias sem a necessidade de gerenciar seu próprio estoque.


Assim, no dropshipping o empreendedor se conecta com os fornecedores para encontrar os produtos que deseja vender pela internet.


Ou seja, em um site próprio, você anuncia essas mercadorias escolhidas. Quando um cliente efetua a compra pelo site, o empreendedor envia as informações do pedido para o fornecedor.


Desta forma, o empreendedor poupa diversas etapas de trabalho, como a fabricação, recebimento de produtos, organização do estoque, preparação e envio dos pedidos. O que é totalmente diferente do varejo tradicional que estamos acostumados, não é?


Então, o empreendedor acaba focando apenas em três tarefas:


  • Seleção/ curadoria de produtos que serão anunciados no site;
  • Campanhas de marketing;
  • Atendimento ao cliente.


Agora, vamos conhecer um pouco mais afundo cada uma dessas tarefas. Veja só:


Curadoria de produtos


Selecionar produtos de qualidade é um dos principais desafios do dropshipping. É preciso buscar por ótimos fornecedores que aceitem integrar ao negócio.


Além disso, é preciso definir os preços e importar os produtos para sua loja online.


Assim como qualquer outro empreendimento, é preciso pensar nas margens de lucro e entender o valor de cada mercadoria que será ofertada. A organização é sempre essencial.


Campanhas de marketing


Pensar em campanhas de marketing para atrair público para a uma loja online é extremamente necessário, principalmente em sites próprios, onde o fluxo de visitantes no início ainda é baixo.


Busque expandir o negócio com ajuda de redes sociais e anúncios, criando planos de marketing para direcionar ao público.


Atendimento ao cliente de qualidade


Como você provavelmente já sabe, o atendimento ao cliente é muito importante. Normalmente é um dos fatores decisivos na hora da venda.


Ou seja, com um bom atendimento faz mais do que a diferença. Ele ajuda o cliente a decidir se vai ou não voltar a comprar na sua loja online, ou se vai indicá-la a amigos.


Pontos positivos e negativos do dropshipping


Antes de começar um negócio, pesquisar e buscar informações é vital. Por isso, saber quais são os pontos positivos e negativos é tão importante. Então, vamos descobrir agora se o dropshipping pode ser adequado ou não ao seu negócio.


Alguns pontos positivos:


  • Estoque pronto para uso desde o início;
  • Custos para montar um estoque no início da loja são evitados;
  • Sem gastos com armazenagem de produtos;
  • Estoque flexível, é possível alterá-lo.


Veja os pontos negativos:


  • Dificuldade de encontrar bons fornecedores;
  • Qualidade dos produtos;
  • Frete pode ser mais alto dependendo da localização do fornecedor;
  • Trocas de produtos normalmente são trabalho do empreendedor.


Em conclusão, o dropshipping é um tipo de serviço que possibilita a venda de mercadorias sem a necessidade de gerenciar um próprio estoque. Isso acontece porque o empreendedor é responsável por se conectar com os fornecedores encontrar produtos que deseja vender pela internet.


Para mais artigos sobre tecnologia logística e vendas online, acesse o blog da Online Applications!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *