fbpx
5 dicas para um contador iniciante abrir um escritório contábil

Começar um escritório de contabilidade é um sonho de muitos estudantes de Ciências Contábeis e contadores que ainda não tem um negócio próprio. Para tirar as ideias do papel é preciso muito planejamento para conseguir se destacar na área em pouco tempo de mercado.


Criar um negócio obviamente não é uma tarefa simples, ainda mais se você acabou de se formar. São tantas incertezas e desafios para se preparar, como por exemplo pensar em como conseguir seus primeiros clientes.


Continue lendo para descobrir quais são os primeiros passos recomendados a serem tomados antes de abrir o seu negócio contábil. Vamos lá?


Contador iniciante: como abrir a minha contabilidade?


Pensando no básico, trata-se de planejamento e organização para fazer com que uma empresa comece bem e funcione. Com isso em mente, há também outros pontos que podem te ajudar nesta jornada. Confira a lista:


  • Crie um plano de negócios

Criar um plano de negócios é uma atividade comum no início de todos os tipos de empresa, por isso é essencial que seja feito com cuidado. Isso significa que você irá estruturar qual é o seu plano e por onde começar a trabalhar. Com ele você irá entender melhor o que o seu negócio irá trabalhar, quais são os seus principais objetivos e passos necessários para que eles sejam atingidos.


O plano começa com a criação de um sumário executivo, ou seja, você irá sumarizar todas as características da empresa e apresentá-las. Depois vem a etapa de análise de mercado, estudando concorrêntes e o público-alvo que deseja alcançar. Após isso, vem os planos de marketing, operacional e financeiro.


  • Planeje-se financeiramente

Esta é uma das etapas do plano de negócios, mas por ser tão essencial decidimos dar destaque à ela. Montar uma empresa pode ser um investimento alto, mas não é necessário gastar muito no início. 


Planeje quais são as suas necessidades principais no primeiro momento e as revise, tente sempre cortar custos que são desnecessários no momento. Poupar sempre é uma boa opção.


  • Pense na sua sede

Onde ficará o seu escritório contábil? Primeiro, você já deve ter pensado no seu público-alvo e por isso sabe onde o seu cliente está. 


Ache um local que seja apropriado para a sua sede, lembre-se de pensar no tempo de deslocamento também, para facilitar para seus futuros clientes.


  • Crie um time

Se você se formou ou já trabalhou em empresas contábeis antes, deve conhecer pessoas que também querem trabalha trabalhar na área. Na hora de montar uma equipe, é um requisito saber qual é a sua necessidade, qual o tipo de funcionários você prefere. 


No início da contabilidade não serão necessárias tantas pessoas, mas com o crescimento futuro as tarefas podem começar a se acumular e ser necessário contratar novos colaboradores.


  • Crie estratégias de divulgação

Como a sua empresa irá ser descoberta? Como os seus futuros clientes vão conhecer a sua contabilidade? Para atrair clientes é necessário saber qual é o seu público e onde ele está. 


Criar estratégias de marketing é uma boa aposta para ajudar na retenção de clientes. Você pode começar criando um site para a contabilidade, redes sociais e também um blog. Pesquise quais são as opções que mais pode te auxiliar no início.


Como a tecnologia pode ajudar?


Já estamos inseridos num mundo digital por pelo menos 20 anos, isso significa que não adianta querer abrir uma empresa com processos e pensamentos antigos. A maioria deles já foram ultrapassados.


Muitas tarefas podem ser automatizadas hoje em dia, auxiliando-o a poupar tempo e melhorar sua produtividade. Será menos tempo perdido em atividades que podem se tornar automáticas com a aplicação de sistemas inteligentes. Pesquise quais são as plataformas que podem ajudar a modernizar a sua contabilidade e te fazer olhar para o futuro.


Um exemplo de plataforma inteligente é o Smart Online. O sistema faz o armazenamento de documentos fiscais de modo automático e gestão completa deles, te ajudando a poupar tempo com processos manuais. Pode ser uma boa aposta para o início do seu escritório contábil. Se interessou? Clique aqui para saber mais.


São várias etapas para criar um escritório contábil, e como já dissemos anteriormente, se não houver planejamento e organização, as chances de dar errado são altas. Como contador iniciante, é preciso planejamento: crie um plano de negócios e divulgue a sua contabilidade.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *