fbpx
Carreiras: tudo sobre a profissão de Quality Assurance (QA)

O mercado de tecnologia, crescente a cada ano, vem exigindo cada vez mais profissionais qualificados e dedicados. O mesmo vem acontecendo com a demanda por pessoas especializadas em Quality Assurance (também conhecido como QA). 

Você sabia que o profissional de QA é essencial em projetos de desenvolvimento de software? Pois é.  

Em resumo, são eles que buscam sempre garantir a qualidade do produto e dos processos. 

Muitos talentos fazem parte do time da Online Applications. Pensando nisso, convidamos um de nossos Analistas de QA, Carlos Emmanuel Pereira de Moura, para responder algumas perguntas sobre a profissão. Continue lendo para descobrir tudo sobre Quality Assurance! 

Para começar, você poderia nos contar um pouco sobre você, sua formação e como você entrou na área de QA?

Carlos Moura: Meu nome é Carlos, tenho 28 anos. Sou natural do Recife, moro atualmente em Campina Grande na Paraíba e sou QA aqui na Online Applications.  

Enfim, sou formado em Análise e Desenvolvimento de sistemas e Redes de Computação. Iniciei minha trajetória pela IC, em meados de 2013. Tive uma oportunidade na Embraer, em um projeto aeroespacial. Trabalhei para a Claro Brasil onde fiquei mais de 6 anos e tive uma passagem pela Flex Smart.  

Aliás, faz 1 ano e oito meses que visto a linda camisa da OnlineApp. 

Em resumo, o que é Quality Assurance?

Carlos Moura: No geral, QA é a garantia de qualidade do produto. Seja por meio de prevenção de erros, mapeamento de riscos, levantamento de bugs e melhorias contínuas. É a garantia de qualidade do produto a ser entregue. 

Contempla todo o processo de desempenho para entregar uma boa excelência para atender a expectativa do nosso cliente. Até porque a satisfação do cliente é o que mais importa na área de Quality Assurance. 

Quais são suas responsabilidades diárias?

Carlos Moura: A minha rotina é, tirando os testes que são de praxe, focada em análises, em melhoria contínua do produto e também na melhoria de processos internos.  

Além de mapeamento de riscos, métricas de qualidade e tudo que envolve a qualidade do produto e qualidade de como o time está trabalhando. 

Leia também: 3 dicas de sites para estudar programação! 

Quais são os maiores desafios que você enfrenta na sua função de QA?

Carlos Moura: Eu diria que a questão de prazos. Não só para QAs, mas POs e desenvolvedores também sofrem da mesma dor.

A gestão de prazos e demandas é uma dor engraçada e que faz parte do nosso dia a dia. É desafiador se adaptar a prazos que em primeiro momento parecem impossíveis, mas também é muito legal liberar a demanda no tempo correto.

Para onde você acha que a área de QA está caminhando no futuro?

Carlos Moura: O QA no futuro continua constante, sempre haverá a necessidade desse profissional. Sempre haverá momentos críticos que precisam da figura do QA para arrumar a casa, garantir a qualidade do produto e de processos.  

Em paralelo a isso, eu não me surpreenderia se parcelas de QAs começarem a atuar na parte de produto, como Product Owner (PO) por exemplo.  

Devido a estreita relação do QA com a área de produto, por estar integrado dentro do desenvolvimento e participar de ciclos de vida do produto, o QA pode naturalmente transitar para esse caminho. E eu não me surpreenderia. Inclusive até trabalho com pessoas que já foram QAs e se tornaram ótimos POs. 

Leia também: Tudo sobre a carreira em UX Design! 

Para uma pessoa que deseja entrar na área de QA, o que você recomenda?

Carlos Moura: Para quem pensa em entrar na área, além de ter perfil, precisa ter o conhecimento técnico necessário.  

Uma base sólida em conceitos de qualidade de produto, entender a importância das metodologias ágeis no nosso dia a dia.  

Além disso, ter soft skills como boa comunicação, organização, ser detalhista atencioso e proativo.  

Sempre ter a mente voltada para buscar soluções de problemas, o que faz muita parte do nosso dia a dia. E sempre se aprimorar em técnicas de teste. Enfim, é um acoplado de coisas que te ajudariam a entrar muito bem no mercado. 

Gostou da entrevista? Esperamos que você tenha aprendido mais sobre a área de Quality Assurance! Além desse post, publicamos em nossas redes sociais um vídeo do QA Carlos de Moura contando sobre a sua profissão. Assista! 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *