fbpx
fale conosco! +55 19 4062 8611
Qual a importância do compliance contábil para as empresas?

Você sabe o que significa o termo compliance contábil?


Alguns ainda não conhecem este nome, porém muitas empresas já o buscam no mundo corporativo- principalmente as mais sérias. Em resumo, o compliance significa estar de acordo com a legislação, obedecendo regulamentos externos e internos.


Ou seja, são atividades necessárias para garantir que a empresa está dentro da lei, obedecendo as normas dos órgãos reguladores.


Compliance quer dizer…


Para aumentar a sua eficácia e qualidade do serviços prestados, ou produtos vendidos, é necessário criar controles internos para diminuir riscos financeiros. Estando sempre de acordo com as normas e leis, afim de evitar problemas desnecessários.


Ou seja, na prática é garantir que a empresa esteja em conformidade com os órgãos regulamentadores, para que as regras sejam cumpridas.


E por que o compliance contábil é importante?


Não importa o tamanho da empresa em questão, se ela é de pequeno ou médio porte. O compliance foi criado para atender todas elas, afinal, todos os gestores preferem não ter problemas com a parte financeira, aumentar seus resultados e consecutivamente os seus lucros.


Com a compliance é feita uma análise de riscos para a empresa, medindo o que pode ameaçar o seu negócio e o que pode ser implementado para melhorar seus resultados. 


Tudo isso com base no setor financeiro dela, sabendo qual é o fluxo de caixa em questão, despesas e também receitas. Assim fica muito mais fácil um processo de decisão, sabendo no que investir ou reduzir.

Para que ele seja efetivo e realmente funcione, o profissional precisa saber exatamente quais são os objetivos da empresa. Entendendo melhor o que será cobrado é mais fácil ajudar a melhorar a eficiência dos projetos e agregar mais valor a eles.


Assim, podemos concluir que a criação de um planejamento contábil é essencial para os donos de empresas na tomada de decisões. Além de fazer com que a organização fique de acordo com as leis brasileiras. No blog da Online Applications, temos um artigo específico sobre planejamento contábil, para ajudar a sua empresa. Clique aqui para ler!


Vamos listar para você alguns dos benefícios do compliance para as empresas:


  • Gestão de riscos mais eficiente;
  • Prevenção contra fraudes;
  • Maior segurança de dados;
  • Aumento da credibilidade da empresa;
  • Correção contra não-conformidades.

E quem lida com essas responsabilidades?


Justamente o contador. Por isso o profissional precisa entender bem quais são as suas responsabilidades. Não funciona somente elaborar procedimentos padrões e enviá-los para os gestores. O contador precisa ser mais participativo e sempre estar disposto a ajudar a melhorar a gestão das empresas.


Por isso é importante que o profissional da área esteja sempre informado, sendo sempre capaz de trazer novos conhecimentos e propor novas estratégias. Para assim, levar para as empresas melhores resultados de acordo com suas necessidades.


Em resumo, o compliance foi criado para, de acordo com as regras da legislação,  elaborar regras e controles para melhores resultados das empresas.


Continue lendo os artigos da Online Applications para conhecer mais sobre temas do mundo fiscal e contábil, sempre atento às novidades do mercado!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *