fbpx
Blitzscaling: o método para crescer a empresa rapidamente

Você já ouviu falar em Blitzscaling?


Foi Reid Hoffman, fundador do LinkedIn, e Chris Yeh os criadores do conceito Blitzscaling. O modelo foi criado para explicar o crescimento acelerado e exponencial de empresas como a Amazon, Uber e do próprio LinkedIn.


Se você tem uma empresa, sabe bem quais são as dificuldades quando ela começa a crescer. É um desafio saber se a melhor estratégia é priorizar a qualidade ou a velocidade de seu crescimento.


O modelo conta com uma divisão de momentos em que uma empresa passa para alcançar o nível global. O intuito é descobrir em qual momento o negócio se encontra e focar nas características descritas em cada uma delas. As fases são: Família, Tribo, Vila, Cidade e Nação.


Explicando o Blitzscaling


Quando falamos de aplicar o Blitzscaling, falamos de implantar em empresas que estão passando por um crescimento acelerado, geralmente startups.


Normalmente estas empresas estão ligadas com tecnologia e em um curto espaço de tempo já se desenvolveram muito. Porém podemos tirar muitas dicas do modelo e aplicar em qualquer tipo de empresa.


Mas focando nas startups, elas precisam se desenvolver rápido, e por isso correm mais riscos do que empresas comuns. É aí que o modelo Blitzscaling entra: ele auxilia na criação de estratégias defensivas para continuar crescendo e saber o que priorizar.


Fases do Blitzscaling


Como vimos anteriormente, o Blitzscaling tem como principais objetivos fazer com que empresas que estão crescendo muito saibam o que priorizar dependendo de que estágio estão. Além disso, mostram quais serão os possíveis problemas a serem enfrentados.


Vamos mostrar para vocês quais são as principais características de cada uma das fases do desenvolvimento de empresas e quais são os principais pontos a serem destacados.


Família


O modelo começa com a fase Família. Neste momento você tem uma ideia inovadora e abre a sua empresa, mesmo que com poucos recursos.


Um dos primeiros desafios é justamente ter uma ideia inovadora que realmente resolva um problema da população. Além de fazer com que ela seja aceita pelo mercado. O segredo é desenvolver muito bem o seu produto antes de lançá-lo.


Logo depois, você precisará contratar os seus primeiros funcionários. O grande foco nesta etapa é desenvolver bem o produto e estruturar a sua empresa.


Tribo


Nesta altura você já pode ter identificado quais são os seus competidores no mercado. Por isso é importante trabalhar a imagem da sua empresa, para que ela seja lembrada antes do que as outras.


Contamos que nesta etapa o seu produto já deve estar bem desenvolvido. Pense também em fazer investimentos e aumentar a qualidade e seu time.


Vila 


O foco neste ponto é escalar, conseguir novos públicos. Obviamente isso dependerá de como o mercado estiver andando, como estão os seus concorrentes e diversos outros fatores. Então o planejamento é fundamental.


Como está na tabela, o número de funcionáros já estará consideravelmente alto. Portanto é importante dar uma atenção para a comunicação interna.


Cidade


O número de funcionários deve ter crescido tanto quanto o de clientes, começando a atingir o segmento global. O desafio pode ser conseguir estruturar a sua empresa para que ela não tenha problemas.


O objetivo aqui é aumentar a sua eficiência, mas sem perder a velocidade de crescimento. Trabalhe com novos projetos utilizando o método de gestão à vista, para não haver erros de comunicação.


Nação


O último estágio do Blitzscaling é focado em manter o perfil de startup, mesmo crescendo tanto. Como aqui se espera que já tenha filiais da empresa em outros países, é importante manter uma boa comunicação com todas elas.


Nesta fase se espera um alto número de funcionários e clientes, portanto a cultura deve estar alinhada em todas as filiais pelo mundo.

 


O modelo Blitzscaling pode ajudar a escalar ainda mais no mercado. Lembre-se que ele já foi aplicado em grandes startups e que pode ajudar a melhorar o seu negócio. Para mais artigos sobre startups, acesse o blog da Online Applications!


Entendeu como funciona o modelo? Se você se interessou pelo assunto, o livro “Blitzscaling” tem mais informações sobre o método!

 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *