fbpx
Aumotação logística

A automatização das empresas está se tornando cada vez mais necessária para ajudar no desenvolvimento de um negócio eficiente e também padronizado. Quando a tecnologia toca estas organizações, seus resultados são alavancados. Pensando no setor dos transportes, a automação logística é fundamental para o melhorar a sua distribuição de produtos.


As máquinas podem acabar com vários processos manuais que levam tempo para serem feitos e garantem também uma maior segurança para suas operações. Sem contar que a tecnologia diminui ou extingue certos erros, ganhando mais estabilidade e precisão nos processos.


Para quem trabalha no setor logístico, é bom sempre estar atento as mudanças que estão sendo aplicadas para otimizar o seu negócio.


Neste artigo vamos te contar um pouco mais sobre a automação logística e quais são os seus benefícios. Além de também te contar quais são as principais tecnologias que permitem que esta transformação digital. Continue lendo!


Potencial estratégico da automação logística

 

Muitos pensam que a automação logística significa tecnologias super avançadas, como robôs futuristas que irão fazer todas as operações da sua empresa sozinhos. Mas não, é algo bem mais palpável e que todos que estão no mercado podem aplicar, sejam novos negócios ou empresas já consolidadas no mercado.


Vamos citar alguns benefícios da implantação de um sistema que promova a automação logística, confira:


  • Menores custos, maiores lucros: Com a aplicação de algum sistema que a automatize, os gestores conseguem visualizar tudo que acontece na empresa. Ou seja, por meio de um painel de controle, é possível descobrir onde há a possibilidade de haver falhas no processo que geram custos desnecessários. Assim você gera melhores rotas, aumenta a segurança do seu transporte e previne erros.
  • Controle completo dos processos: Como dito anteriormente, estas ferramentas possuem dashboards, ou painéis de controle, em que o gestor do setor pode acompanhar. Estes sistemas inteligentes são ótimos para ajudar na toma de decisões, o impacto na empresa é direto.
  • Integração: Nestes softwares, todas as informações do seu transporte estarão localizadas e em fácil acesso. Além disso, possibilita a integração com outros sistemas e a troca de dados ágil.
  • Fim dos erros: No início do texto falamos sobre os erros. Por serem softwares inteligentes, a redução de erros é extremamente eficiente. Fica muito fácil identificar onde estão os problemas e eliminá-los.

 

Modelos mais conhecidos

 

A adoção de sistemas que automatizam pode ajudar muito a sua empresa, mas é preciso conhecer os modelos deles antes de aplicá-lo. Selecionamos os modelos que mais aparecem quando se busca por softwares deste tipo:

 

TMS
 

A sigla TMS significa “Transportation Management System”, e pode ser traduzido como um sistema de gerenciamento de transportes. Este tipo de sistema é voltado para o gerenciamento do transporte, ou seja, para o controle da frota, fretes, gestão de custos. Entre os principais benefícios temos a maior produtividade no setor.

 

WMS
 

O WMS, “Warehouse Management System”, é um modelo de sistema de gestão de estoques. Ele otimiza o espaço utilizado do seu estoque e ajuda na administração dos processos da empresa. Desde armazenagem, até o recebimento.

 

ERP
 

O ERP, que é sigla para “Enterprise Resource Planning”, é uma ferramenta de gestão de empresas, não necessariamente só voltado para a logística. Ele é voltado para a integração entre vários setores das empresas, permitindo uma gestão mais eficiente e uma troca de informações sem ruídos. Por ele, departamentos podem conversar entre si e melhorarem o seu transporte.

 

EDI
 

Do inglês “Eletronic Data Interchange”, o EDI é uma tecnologia que trabalha com o objetivo de padronizar a comunicação entre sistemas diferentes, além de otimizá-la. Ele é responsável por promover uma integração de dados mais segura, que reduz o trabalho manual. Assim, é mais fácil para o gestor acompanhar as operações e gerar relatórios precisos, e também buscar, enviar e emitir documentos fiscais de transporte.

 

A Online Applications também é especialista em logística. Um dos seus produtos são justamente os sistemas ERP e o EDI, que integra a comunicação de grandes empresas e leva a transformação digital para cada uma delas. Com o foco no EDI, um exemplo de case de sucesso é com a Azul Linhas Aéreas. Preparamos um e-book completo e gratuito contando mais sobre as funcionalidades do sistema e como ele foi aplicado na Azul.

 

Em conclusão, a tecnologia está cada vez mais permitindo que empresas de todos os portes melhorem seus processos e se tornem mais eficientes. A automação logística pode trazer diversos benefícios para as organizações brasileiras e estrangeiras, trazendo mais lucros e integrando a comunicação.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *