fbpx

Gerir uma empresa não é tão fácil quanto parece, independente se ela está começando ou se já se estabeleceu no mercado. Para que o seu negócio prospere, é preciso ter controle absoluto nos processos e também no setor financeiro. Há vários desafios que precisam ser superados, por isso uma boa gestão é essencial para o sucesso.

Um estudo criado pelo Sebrae em parceira com a Fundação Getúlio Vargas (FGV) em 2020, mostrou que o papel das micro e pequenas empresas é fundamental para o PIB do país. Elas respondem por cerca de 30% do PIB de todo o Brasil, provando serem cada vez mais essenciais para todos. Mas para se tornarem um sucesso, precisam ter uma boa gestão.

Selecionamos algumas dicas para ficar de olho e aplicar na sua empresa. Para saber mais, continue lendo!

 

 

1. Crie um planejamento estratégico

Elaborar um planejamento é uma das primeiras coisas a se fazer. Este passo normalmente é feito na hora de criar uma empresa, mas nada impede que seja feito posteriormente. Saiba o propósito da empresa, analise quais são os seus pontos fortes e fracos. Estude um pouco mais sobre o mercado e conheça o que os seus concorrentes estão fazendo.

Depois disso, é possível estabelecer metas que são possíveis de ser cumpridas de acordo com suas prioridades. Lembre sempre de atualizar o seu plano, acompanhando as novidades do mercado. Assim, seu planejamento estratégico será cada vez mais eficaz.

 

 

2. Entenda os seus gastos

As contas da empresa precisam sempre bater, monitorando quais são as suas despesas e acompanhando o fluxo do caixa. Não ter uma visão clara sobre a parte financeira é perigoso. Também não misture finanças pessoais e da empresa para evitar problemas, crie contas separadas. Se atente aos gastos desnecessários, continue com o pé no chão.

 

 

3. Conheça seus clientes

O cliente sempre deve estar em primeiro lugar. A partir dele, a organização propõe estratégias de vendas e consegue se manter ativa. A grande missão das empresas é sempre pensar e se preocupar com ele, pois boas experiências criam clientes fiéis ao seu negócio.

 

 

4. Motive colaboradores

Não só com clientes uma empresa deve se preocupar. Os colaboradores também são uma parte essencial para o sucesso. Encontre formas de criar um senso de pertencimento ao local de trabalho, sempre se comunique de forma mais clara possível e os motive. Colaboradores mais motivados produzem mais, propõem melhorias e buscam o que é melhor para a empresa. Forneça feedbacks constantes, mostrando onde estão trabalhando bem e onde podem melhorar.

 

 

5. Invista na educação

Já sabemos que a educação é fundamental para o país, mas você sabia que também é para a gestão de empresas? Ao investir na educação, você faz com que a empresa seja mais eficiente. Sempre há novas coisas para aprender, por isso ofereça quando for possível cursos, palestras e eventos para que seus colaboradores aprendam. Assim, eles conseguirão trazer mais ideias inovadoras para a sua empresa.

 

 

6. Receba ajuda da tecnologia

A tecnologia está cada vez mais avançada, conta com soluções específicas para empresas. Ela pode ser uma boa aliada para fazer com que a gestão se torne mais simples. Com ela, você pode controlar processos, acompanhar as finanças e melhorar a comunicação da sua equipe. Além de substituir processos manuais e torná-los mais seguros.

 

 

7. Automatize a parte burocrática

Você conhece o Smart Online? Ele é uma plataforma de gestão completa de documentos fiscais, que ajuda na visualização total das movimentações financeiras das empresas. Além de possibilitar a criação de relatórios personalizáveis, monitoramento das operações em tempo real e criação de dashboards inteligentes que auxiliam na tomada de decisões.

São inúmeras funcionalidades que automatizarão as atividades mais burocráticas da sua empresa, reduzindo custos e possibilitando realocação de equipe para outras demandas, garantindo mais produtividade no dia a dia.


Ainda tem dúvidas de como escolher a melhor forma de automatizar a gestão da sua empresa?

Clique aqui e confira em detalhes como tomar essa decisão.

 

 


 

 

Gostou do artigo? Deixe seu comentário, queremos saber a sua opinião!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *