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ToggleVocê sabia que não pagar a GNRE pode trazer muitos problemas para uma empresa?
Por isso é tão importante entender como funciona a GNRE e que tipos de empresas precisam emitir o documento, para manter o negócio de acordo com as obrigações fiscais.
Neste artigo, vamos explicar mais sobre o que é este documento, a importância de automatizar a sua emissão e os problemas ao não pagar a GNRE. Continue lendo!
Em resumo, o que é GNRE?
A Guia Nacional de Recolhimento de Tributos Estaduais, conhecida como GNRE, foi criada pelo Conselho Nacional de Política Fazendária (Confaz) para facilitar a arrecadação dos impostos no país.
A GNRE foi criada em 2016 para recolhimento de tributos estaduais de contribuintes que vendem produtos para outros estados. Ou seja, a GNRE é uma forma de partilhar o ICMS (Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços) para facilitar a arrecadação de impostos no Brasil.
E você sabe quem deve emitir este documento? As empresas que vendem produtos para estados diferentes do seu.O recolhimento do imposto pode variar: se o destinatário contribui ao ICMS, ele recolhe; se não for contribuinte, o recolhimento deve ser feito pelo remetente (segundo a Emenda Constitucional nº 87 de 2015).
O que acontece se você não pagar a Guia?
Não pagar a GNRE, ou não emitir o documento, pode trazer muitos problemas para a empresa.
Primeiramente, sabemos que quando documentos não são pagos, o Fisco pode aplicar diversas multas na empresa, e ser classificado como sonegação fiscal. Além disso, para que a mercadoria não seja retida ao transitar de um estado para outro, é preciso que esse documento seja emitido.
Leia também: Como emitir a GNRE? Veja aqui um passo a passo descomplicado!
A importância da automação da GNRE
Como dito anteriormente, as empresas precisam sempre se atentar à emissão da Guia. Já que ela obrigatória caso exista o transporte de mercadorias para estados diferentes.
Você sabia que a tecnologia é a principal aliada da área fiscal e logística atualmente? Com ela conseguimos automatizar processos e otimizar o trabalho dos setores. Isso vai desde a rastreabilidade de mercadorias até a emissão de documentos fiscais.
A emissão da GNRE pode ser automatizada com ajuda da tecnologia. Muitos pontos positivos são vistos quando o digital se envolve neste processo.
Podemos citar alguns dos benefícios de emitir a Guia Nacional de Recolhimento de Tributos Estaduais com ajuda da tecnologia. Com ela, diminui-se os processos manuais da empresa. Como sabemos, quando os processos ainda são manuais, a ocorrência de erros é mais frequente. Ou seja, com a tecnologia isso se reduz muito.
Além disso, é possível evitar a duplicidade ao emitir notas, já que elas podem ser emitidas com rapidez e poupar o tempo da equipe.
Pensando em ajudar as empresas a otimizar seus processos, a Online Applications, desenvolveu o BPO para GNRE. A nova funcionalidade do Smart Online permite a emissão fácil das guias.
Com a nossa solução é mais fácil para você, que transporta produtos entre estados, emitir a sua GNRE e não ter problemas nas entregas ou por falta de pagamento.
Quer conhecer como funciona a plataforma? Temos uma página em nosso site repleta de informações sobre o assunto! Para acessar, clique aqui!
Em conclusão, uma empresa pode ter muitos problemas se não pagar a GNRE. Além disso, a tecnologia é uma das aliadas que otimiza o processo de emissão da Guia.
Olá, minha empresa trabalha somente com produtos usados (notebooks, makbooks, Ipds…) Realizo vendas para fora do estado de São Paulo.
Mesmo sendo ramo de usados, tenho de pagar a GNRE?
Se puderem responder. agradeço
Darci Polastre darci.polastre@gmail.com
Olá, Darci!
Sim, empresas do ramo de usados que vendem produtos para outros estados também devem pagar GNRE. No entanto, cada empresa será um caso à parte, pois dependerá dos impostos e do regime tributário em que a empresa está inserida. Recomendamos sempre o apoio de um contador.