fbpx
fale conosco! +55 19 4062 8611
Como emitir a GNRE? Veja um passo a passo descomplicado!

Provavelmente você já sabe o que é GNRE. Este documento é bastante conhecido por profissionais de departamentos fiscais, e também por quem trabalha com logística. Mas, você sabe como emitir a GNRE?


A GNRE, sigla de Guia Nacional de Recolhimento de Tributos Estaduais, é um documento que foi criado para recolher tributos estaduais de contribuintes que vendem produtos para outros estados.


Ou seja, para que mercadorias não sejam retidas ao transitar de um estado para outro, é preciso que emitir a GNRE.


Em resumo, ela foi criada em 2016 pelo Conselho Nacional de Política Fazendária (Confaz) para facilitar a arrecadação dos impostos no país. Por isso, pagar a GNRE é uma forma de partilhar o ICMS (Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços) para facilitar a arrecadação de impostos.


Neste artigo vamos te ensinar a emitir a GNRE de forma descomplicada, e ainda comentar os benefícios de utilizar a tecnologia no momento da emissão! Veja só:


Quem precisa emitir a GNRE?


Antes de ensinar a forma mais conhecida de emitir a GNRE, é bom explicar quem precisa fazer a emissão deste documento.


Quem deve emitir é sempre a empresa que vende produto para estados diferentes.


Porém, o recolhimento do imposto varia, de acordo com a Emenda Constitucional nº 87 de 2015: se o destinatário contribui ao ICMS, ele recolhe; se não for contribuinte, o recolhimento deve ser feito pelo remetente.


Para conhecer com mais detalhes a classificação das empresas que precisam fazer a emissão da Guia, acesse o artigo que publicamos no blog da Online Applications sobre o tema!


Como emitir uma GNRE?


Normalmente, a emissão é feita pelo Portal GNRE. Entretanto, nos Estados de São Paulo, Rio de Janeiro e Espírito Santo é necessário sistemas específicos.


Emitir a GNRE pelos portais oficiais do governo consiste em várias etapas. Vamos mostrar quais são elas aqui!


  • Acesse o Portal GNRE: https://www.gnre.pe.gov.br:444/gnre/portal/GNRE_Principal.jsp
  • Clique em “Gerar Guia” (localizado na página inicial);
  • Preencha de todas informações necessárias manualmente (UF favorecida, tipo de GNRE, informações de contribuinte, receita, valores, data de vencimento e data de pagamento);
  • Revise as informações e clique em “Validar”;
  • Se alguma informação estiver incorreta, o sistema irá gerar um alerta. Então, clique em “Cancelar”;
  • Quando as informações forem validadas, emita a GNRE ou baixe o PDF do documento;
  • Por fim, faça impressão da GNRE para o pagamento.


Emita GNRE com o Smart Online!


Quer economizar tempo e poupar o seu departamento fiscal de preencher manualmente todos estes campos? A tecnologia pode te ajudar a facilitar o transporte de produtos!


O Smart Online, plataforma de gerenciamento fiscal e emissão de documentos da Online Applications, possui uma funcionalidade exclusiva para a emissão da guia: o BPO para GNRE.


Esta funcionalidade do Smart Online permite a emissão fácil das guias. Agora é mais fácil para você, que transporta produtos entre estados, emitir a sua GNRE e não ter problemas nas entregas!


Com a automação do processo de emissão da GNRE, a empresa ganha diversos benefícios. Desde a redução de processos manuais, evitar a duplicidade ao emitir notas e poupar tempo da equipe.


Quer conhecer como funciona a plataforma e ver como é simples emitir GNREs em lote em poucos minutos? Entre em contato com o nosso time comercial clicando aqui!

 

Em conclusão, a GNRE, ou Guia Nacional de Recolhimento de Tributos Estaduais, é um documento criado para o recolhimento de tributos estaduais de contribuintes que vendem entre estados. Para emitir a GNRE de forma descomplicada, a tecnologia veio para ajudar!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *