fbpx
fale conosco! +55 19 4062 8611
Como verificar uma nota fiscal? Veja a importância de fazer a consulta!

Podemos dizer que o documento fiscal mais importante é a NF-e. Afinal, ela comprova a venda de produtos e prestação de serviços. Porém, você sabe como faz para consultar e verificar uma nota fiscal?


Existem diferentes tipos de notas fiscais, além da NF-e. Todas elas possuem uma versão digital, que auxilia na agilidade do acesso às informações.


Certos tipos de notas podem ser acessados por portais da Receita Federal, como é o caso da NF-e. Em contrapartida, outros tipos precisam ser acessados em portais da Sefaz (Secretaria da Fazenda) do seu estado.


No artigo de hoje vamos te ajudar a verificar uma nota fiscal, e também explicar cada um dos tipos existentes. Continue a leitura para aprender mais sobre o tema!


Quais são os tipos de notas fiscais?


A seguir, listamos as principais notas fiscais existentes no Brasil, e explicamos para o que cada uma é utilizada. Confira:


Nota Fiscal eletrônica (NF-e)


A Nota Fiscal eletrônica, mais conhecida como NF-e, foi criada em 2006 para eliminar burocracias e substituir as notas fiscais de papel.


Ou seja, a NF-e foi desenvolvida para facilitar o dia a dia fiscal das empresas. Além disso, ela permite que a fiscalização e recolhimento de impostos sejam feitos de forma mais prática.


Em resumo, este documento é destinado à venda de produtos e emitido pela internet. Quando as mercadorias são compradas pela internet, o papel que chega para o consumidor é o DANFE, uma versão simplificada da NF-e.


Nota Fiscal do Consumidor eletrônica (NFC-e)


A NFC-e chegou para substituir o cupom fiscal impresso. Ou seja, a cada venda efetuada, a empresa precisa emitir o documento.


A estrutura da NFC-e é bem semelhante a da NF-e, mas possui informações menos detalhadas, já que é voltada para o varejo e vendas diretas.


Conhecimento de Transporte eletrônico (CT-e)


O CT-e foi criado para documentar a prestação de serviço de transportadoras que fazem o transporte de mercadorias. A emissão é obrigatória, e o documento é essencial para agilizar a movimentação de mercadorias no Brasil.


Manifesto de Documento Fiscal eletrônico (MDF-e)


O MDF-e também é utilizado para documentar a movimentação de cargas. A diferença é que o documento é necessário quando há transporte interestadual.


Como verificar uma nota fiscal?


É muito importante verificar uma nota fiscal e conferir os dados que estão presentes no documento. Abaixo, veja uma lista com tutoriais de acesso das notas:


  • NF-e: para ter acesso e verificar uma NF-e, é preciso entrar no portal Nota Fiscal Eletrônica. Clique em “consultar NF-e” e insira a chave de acesso de 44 dígitos contida no DANFE. A nota será exibida em seguida.
  • NFC-e: diferente das outras notas fiscais, a NFC-e precisa ser consultada em órgãos estaduais. Por isso, acesse o portal da Secretaria do Estado da Fazenda do seu estado e procure pela lista de serviços para encontrar a NFC-e.
  • CT-e: entre no site do portal do Conhecimento de Transporte Eletrônico e clique em “consultar CT-e”. Digite a chave de acesso e pronto, você conseguirá abrir o documento.
  • MDF-e: para verificar a nota fiscal MDF-e, acesse o portal do Manifesto Eletrônico de Documentos Fiscais. A consulta pode ser feita com a chave de acesso também.


A tecnologia ajudando na gestão fiscal

Uma forma de otimizar a consulta de notas fiscais de uma empresa é a utilização da tecnologia. Atualmente, no mercado há diversos softwares que ajudam no monitoramento da área fiscal dos negócios.


O Smart Online é a opção que traz diversas funcionalidades para as empresas. Desde o armazenamento e verificação de notas, busca em tempo real, download de documentos, geração de relatórios, emissão e muitos outros. Clique aqui para conhecer a plataforma!


Em conclusão, é muito importante verificar uma nota fiscal. Neste artigo trouxemos formas simples de fazer a consulta dos documentos. Para mais artigos sobre o mundo fiscal, clique aqui para conhecer o blog da Online Applications!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *