fbpx
Como consultar um DANFE? Veja para o que serve o documento!

Você sabia que qualquer pessoa pode consultar um DANFE?


O Documento Auxiliar da Nota Fiscal Eletrônica, mais conhecido como DANFE, é uma versão simplificada da Nota Fiscal Eletrônica (NF-e). Ele é utilizado para acompanhar as mercadorias durante o transporte.


Quem compra pela internet sabe: este documento sempre acompanha os produtos que encomendamos. Alguns não sabem, mas o DANFE é obrigatório. Nele, conseguimos observar os principais dados da NF-e, o que facilita a fiscalização.


Neste post, vamos contar mais detalhes sobre o DANFE, e também ensinar a consultar este documento. Continue a leitura para aprender!


Primeiramente: o que é DANFE?


Como dito antes, quem já comprou produtos pela internet, talvez tenha reparado que recebe um papel com as informações da compra. Este papel é o DANFE.


O documento possui as informações resumidas da compra, como o endereço, nome do cliente e razão social do vendedor, a mercadoria que foi comprada e o preço.


Ao contrário do que muitos pensam, o DANFE não substitui a Nota Fiscal Eletrônica (NF-e). Eu resumo, ele é apenas a versão simplificada dos dados de uma compra, e não possui validade jurídica. Portanto, os consumidores não precisam guardar o documento após o recebimento.


Para os fãs de história, este documento foi criado em 2016, após o Ajuste Sinief 07/05.


Leia também: DANFE e NF-e: conheça as principais diferenças entre os documentos!


Para que serve o DANFE?


Você deve estar se perguntando: para que serve este documento?


Mesmo que ele não tenha valor fiscal, ele ainda é obrigatório no envio de produtos. O DANFE foi criado para acompanhar as mercadorias em sua trajetória, e conter as informações básicas da operação.


Ou seja, ele facilita o acesso às principais informações e torna a fiscalização mais simples. O DANFE possui uma chave de acesso, composta por 44 dígitos, que permite consultar a Nota Fiscal Eletrônica pelo site da Secretaria da Fazenda.


Um dos principais benefícios do DANFE é a agilidade que ele se propõe, já que concentra informações do envio de uma mercadoria, e ajuda a reduzir o tempo de análise. Interessante, não é?


Leia também: NF online: aprenda a cancelar uma nota fiscal eletrônica já emitida!


Quais são as informações do DANFE?


Citamos algumas das informações que normalmente estão presentes no DANFE para facilitar a leitura, veja:


  • Dados do emitente (CNPJ, inscrição estadual, razão social, etc);
  • Os 44 dígitos para consulta da Nota Fiscal Eletrônica;
  • Natureza da operação;
  • Dados do comprador;
  • Produto/serviço comprado, valores, descrição e NCM.


Como consultar o DANFE?


Como dito antes, é possível consultar o DANFE pelo site da Secretaria da Fazenda. Para conseguir fazer a consulta é preciso ter em mãos os 44 dígitos de acesso da NF-e.


  • Então, é só entrar no site e clicar em “Consultar NF-e completa”: nfe.fazenda.gov.br/portal/principal.aspx;
  • Informe a chave de acesso e clique em “Não sou um robô”;
  • Agora, você terá acesso completo a NF-e;
  • Para imprimir o documento, é só selecionar no final da página “Preparar documento para impressão”.


Em conclusão, o DANFE é uma versão simplificada da Nota Fiscal Eletrônica (NF-e), utilizada para acompanhar as mercadorias durante o transporte. O documento não possui valor fiscal, mas é obrigatório no envio de produtos.


Todos conseguimos consultar a DANFE pelo site da Secretaria da Fazenda.

Para mais artigos sobre o mundo fiscal e contábil, acesse o blog da Online Applications! Fique por dentro das novidades do setor! Aliás, você já conheceu nossa página de materiais gratuitos? Venha ver os conteúdos que produzimos!


Deixe nos comentários o que você achou sobre este artigo sobre DANFE!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *