fbpx
fale conosco! +55 19 4062 8611
Conheça 5 empresas brasileiras com maior presença no exterior!

O sonho de muitos empreendedores é expandir suas empresas, principalmente para ter presença no exterior. O Brasil já conta com diversos negócios fora do país, muitos são conhecidos por sua competência e inovação lá fora.


Várias empresas já se internacionalizaram, o que traz diversos pontos positivos para a nossa economia.


De acordo com um estudo realizado em 2020 pela Confederação Nacional da Indústria (CNI), a participação das multinacionais brasileiras nas exportações totais do Brasil passou de 18% em 2001 para 21% em 2013 e 24% no ano de 2019.


Neste artigo vamos citar algumas das empresas brasileiras com mais presença no exterior. Continue lendo para conhecê-las!


Cenário atual


Segundo a Confederação Nacional da Indústria (CNI), o fluxo de investimentos de multinacionais brasileiras no exterior recuou US$ 400 milhões em 2020. Isso por conta da imprevisibilidade do mercado causada pela pandemia do novo coronavírus.


Mas, hoje, em 2022, os investimentos tendem a voltar a aumentar. Uma oportunidade para os empreendedores que pensam em expandir suas empresas e garantir sua presença no exterior.


A expansão precisa ser feita de maneira planejada, e pode trazer diversos benefícios para as organizações. Porém, é preciso avaliar como será a questão cambial e entender a parte tributária dos outros países.


Veja as empresas com mais presença no exterior!


Agora vamos conhecer quais são as empresas brasileiras que são destaque quando o assunto é internacionalização. Para compor esta lista, usamos como base um relatório de pesquisa publicado em 2018 na Fundação Dom Cabral.


O relatório cita quais são as empresas do Brasil com maiores índices de internacionalização. Veja a lista a seguir:


  • Fitesa (0,764): fundada em 1973, é líder na fabricação de descartábeis higiênicos e médicos. Mesmo não sendo conhecida para o público em geral, está em primeiro lugar entre as empresas mais internacionalizadas do Brasil.
  • Odebrecht/Novonor (0,718): a Novonor (novo nome da Odebrecht), é um conglomerado empresarial brasileiro que atua na área de construção e engenharia.
  • InterCement (0,706): também não tão conhecida ao público em geral, a InterCement também é uma das empresas com maior presença no exterior. Produz cimento e concreto.
  • CZM (0,658): criada em 1976, a CZM é uma empresa que fabrica máquinas de fundação, e também é líder no seu segmento.
  • Stefanini (0,658): fundada em 1987, a empresa atua no setor de informática e está presente em diversos países do mundo.


Além disso, o relatório também destaca quais são as empresas com faturamento anual de até R$ 1 bilhão. Em ordem, são: CZM; DMS; Jacto;  Tec Mobile; Expor Manequins.


E, para finalizar, também está listado as empresas com maior número de países nos quais possuem subsidiárias próprias: Stefanini (39); WG (29); Marcopolo (23); Vale (23); JBS (20).


Estratégias para investir no exterior


Se você pensa em levar a sua empresa para o exterior, é interessante ter alguns pontos em mente. Ou seja, é preciso desenvolver uma estratégia detalhada para entender o que é preciso para começar a investir na expansão.


Então, veja alguns pontos que devem ser levados em conta:


  1. Necessidade de avaliar o mercado e as condições da empresa;
  2. Definir quais são as prioridades do negócio;
  3. Estudar as exigências legais dos países desejados;
  4. Buscar empresas internacionais que podem se tornar parceiras;
  5. Construir um plano de internacionalização.

 

Em conclusão, muitas empresas brasileiras estão presentes no exterior. Elas ajudam a melhorar a economia do Brasil e trazer reconhecimento para o território nacional.


Espero que tenha gostado do artigo! Para ler mais artigos como esse, acesse o blog da Online Applications. Publicamos novos textos todas as semanas!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *