fbpx
O que é NFT e por que estão em alta?

Provavelmente você já viu alguma notícia relacionada aos NFTs. Famosos como Neymar e Justin Bieber que pagaram milhões de dólares em artes digitais e viraram notícia por isso.


Muitos acharam a compra um absurdo, outros sugeriram ser mais fácil tirar um simples print da arte e se tornarem donos delas. E como você deve desconfiar, isso não funciona exatamente com os NFTs.


Mas por que a febre do NFT? Por que estes famosos e outros ricos por aí estão investindo seu dinheiro nisso? Vamos descobrir neste artigo!


Ok, mas tecnicamente o que é NFT?


Na prática, NTF é a abreviação para non fungible token, ou “token não fungível”. Ou seja, são códigos numéricos com registro de transferência digital que confirmam a autenticidade do produto para quem comprou.


Estes códigos são armazenados em uma biblioteca capaz de guardar o código de diversos produtos existentes. Assim, não precisam ser apenas ilustrações. Podem ser memes, tuítes, fotografias, músicas, dinheiro, artes digitais, etc. Cada um com um registro especial. Esta biblioteca é o blockchain. Ou seja, o blockchain armazena diversos códigos.


Como você deve estar pensando, estes códigos são complexos para evitar fraudes. Bem mais complexos do que códigos de barra, por exemplo. Eles contêm informações sobre os produtos, e podemos chamá-los de tokens.


Resumindo, são chamandos de NFT objetos únicos virtuais com valor elevado que no geral são de interesse de colecionadores. É interessante destacar que comprar um NFT geralmente não dá ao donos direitos de uso comercial do produto.


Um breve contexto: a história dos NFTs


O primeiro NFT da história foi criado em maio de 2014. A obra “Quantum” foi produzida pelo artista Kevin McCoy, e consiste em uma animação em forma de octógono. De fato, o termo NFT só foi ser criado anos após a arte ser desenvolvida, apenas em 2017.


Um outro exemplo foi a venda da primeira postagem do Twitter. O presidente da rede social, Jack Dorsey, vendeu o NFT do primeiro tweet por 2,9 milhões de dólares. O caso aconteceu em 2019.


E para quem é curioso, o tweet publicado em 21 de março de 2006 dizia “just setting up my twttr” (apenas configurando meu twttr).


Análise: por que estão investindo em NFT?


Provavelmente o exemplo mais utilizado para explicar o motivo da visibilidade dos NFTs é a Mona Lisa. Assim como a pintura original de Leonardo da Vinci pertence ao Museu do Louvre, os NFTs são de seus donos. Ficou confuso? Vou tentar explicar melhor.


Existem milhares de cópias da Mona Lisa ao redor do mundo. Você pode fazer download de uma cópia agora, imprimir e enquadrar. Porém, a original não é sua.


Ao comprar um exemplar da coleção Bored Ape Yacht Club, o Justin Bieber sabia que haveria muitas cópias por aí. O que não tira o valor da arte que ele agora possui. O seu valor de mercado provavelmente irá continuar sendo o mesmo, e talvez até aumentar.


Alguns podem achar que comprar um NFT é um gasto exorbitante e desnecessário. Não discordo que o valor de fato é salgado e que não é algo acessível para todo mundo, mas acredito que a questão aqui seja outra. Acredito que o choque aconteca por ser a compra de um bem digital.


Os olhares negativos parecem ser os mesmos de quando alguém compra um tênis ou roupa digital, algo que também está aumentando nos últimos tempos. Ou quando gastam com skins em jogos online.


Investir em coisas não palpáveis fisicamente pode ser considerado algo inferior? As opiniões aqui tendem a divergir muito, e talvez não exista uma 100% correta.

Porém, de fato a questão central é a posse. O poder de posse.


Isso mostra que, primeiro, determinada pessoa teve capacidade financeira de comprar um NFT. Apenas ele pode ser considerado o dono, o que traz um sentimento de exclusividade, de estar no topo da pirâmide social.


Riscos e vantagens do NFT


Como tudo no mundo possui pontos positivos e negativos, é interessante listar alguns deles quando o tema é NFT. Mesmo com o aumento gradativo da sua valorização no mercado atual, ainda existem riscos ao investir, assim como apostar em criptomoedas.


Riscos:


  • Volatividade dos preços, o mercado ainda não está completamente formado;
  • Após a compra, a revenda pode demorar por conta dos preços;
  • É preciso estudar o projeto e conhecer os autores para não investir em furadas;
  • Perigo das fraudes, é preciso comprar de autores certos e não cópias.


Vantagens:


  • Alta valorização do NFT no mercado;
  • Popularidade crescendo exponencialmente;
  • São poucas no mercado, e a escassez aumenta seu valor;
  • Facilidade de transferência.


Queremos saber de você. Qual a sua opinião sobre NFTs? Para mais artigos sobre tecnologia, acesse o blog da Online Applications!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *