fbpx
Mas afinal, o que é meetup e como ele pode ajudar minha empresa?

Ter network é fundamental não só no mundo dos negócios. Você sabia que existe uma forma de aumentar a sua rede de relacionamentos? O queridinho do Vale do Silício pode te ajudar! Eles são conhecidos pela expressão inglesa “meetup”, que designa encontros no geral.


O meetup é um formato que está ganhando cada vez mais espaço no Brasil, porém ainda é mais conhecido e utilizado em grandes capitais, como São Paulo e Rio de Janeiro. No interior ainda não são tão populares, porém a tendência é que nos próximos anos sua quantidade só cresça.


Mas como surgiram os meetups?


Antes, não existia uma forma de reunir pessoas com mesmos interesses e que fosse um evento informal para profissionais.


O meetup surgiu com a principal proposta de juntar pessoas com gostos em comum e criar laços no mundo dos negócios. É um espaço criado com o objetivo de ser colaborativo, focado para a troca de experiências.


Além disso, é um espaço que pode trazer mais visibilidade e até investidores para a sua empresa.


É um momento de descontração, de aprender mais sobre determinado assunto e fortalecer o seu negócio. Este modelo de encontros possibilita um processo de feedbacks abertos, além de desenvolver um contato mais próximo com outros empreendedores.


Normalmente acaba nem sendo necessário cobrar a entrada, pensando na troca de experiências que este evento pode gerar. Os meetups são bastante usados em novas startups que precisam mostrar suas ideias ao mundo e descobrir quem tem interesse, por isso é um ótimo ambiente para investidores que buscam novos empreendimentos.


Como organizar um meetup?


Os meetups são conhecidos por possibilitarem uma conversa descontraída, com direito a interação de pé.


Os participantes podem circular livremente pelo ambiente e criar networking. Se você estiver pensando em organizar um meetup pela primeira vez, esqueça eventos formais, pois não é o propósito deste tipo de evento. O ambiente precisa ser receptivo, não requisitando trajes formais.


A primeira coisa que você precisa se atentar é a escolha do tema. Normalmente são discussões sobre empreendedorismo, mas focadas em algum assunto específico. Assim você irá conseguir definir o seu público-alvo.


Não tenha medo de entrar em contato com investidores e pessoas influentes no setor que você trabalha. Pense na troca de informações que isso poderia ter. Crie uma lista de convidados para ajudar na organização. A divulgação é uma das partes mais importantes na organização do evento.


Pensando no físico do ambiente, organize o local. Pense também na refeição que será servida. Também faz parte do planejamento convidar um ou mais palestrantes. Lembre-se também de controlar o tempo para que o seu evento não seja cansativo.


Atente-se também ao pós-evento. Colha feedbacks e tente descobrir em quais pontos você pode melhorar na organização do seu próximo meetup!


Como visto anteriormente, o grande objetivo dos meetups é que eles sejam produtivos e que você consiga melhorar sua rede de contatos. Foi por isso que eles se tornaram tão recorrentes no meio corporativo, por ajudar na criação de networking em um ambiente um pouco mais descontraído.


Além desta novidade no mercado, temos muitos outros artigos no blog de Online Applications sobre as transformações digitais! Clique aqui para ver nossos outros textos informativos!


Aliás, você já passou pela nossa página de materiais gratuitos? Venha ver diversos conteúdos que produzimos sobre tecnologia e empreendedorismo. E, é claro, todos são totalmente gratuitos. Baixe e-books, escute nosso podcast, veja nossas lives e muito mais!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *