fbpx
3 livros que todo contador ou estudante de contabilidade deveria ler

A vida nos traz diversos desafios, principalmente no âmbito profissional. Uma das melhores formas de resolvê-los é aumentando o conhecimento, algo que pode ser adquirido com ajuda de livros.


Absolutamente todas as áreas de conhecimento podem ser otimizadas com a leitura. Os profissionais dos mais diversos setores tem muito a ganhar ao utilizarem fontes confiáveis como livros.


Com a chegada das novas tecnologias, fica ainda mais fácil para os profissionais terem acesso às diversas fontes de conhecimento. As empresas buscam, cada vez mais, colaboradores atualizados e versáteis.


Por isso, é extremamente importante buscar por fontes seguras de informação. Ainda mais para os contadores, que precisam sempre estar atentos às mudanças tributárias do país.


Neste artigo, separamos alguns livros para quem atua na área contábil. Seja um contador que busca expandir seus conhecimentos ou um estudante que ainda quer aprender mais sobre o setor.


Livros para o contador


Manual de contabilidade societária (Eliseu Martins, Sérgio de Iudícibus, Ariovaldo dos Santos e Ernesto Rubens)


Este é um dos livros mais conhecidos sobre contabilidades, com tudo que o contador ou estudante precisa saber sobre contabilidade societária. Contém orientações do Comitê de Pronunciamentos Contábeis e as normas internacionais de contabilidade.


Direito e contabilidade: fundamentos do direito contábil (Edison Carlos Fernandes)


O autor utiliza a obra de Shakespeare, O mercador de Veneza, para mostrar a relação entre o direito comercial e a contabilidade. Mostra também porque ambas são ciências que devem andar lado a lado.


Contabilidade introdutória (Eliseu Martins, Sérgio de Iudícibus, Alkindar de Toledo Ramos, Edilson Castilho, Eduardo Weber Filho, Luiz Benatti, Ramom Domingues Jr. e Stephen Charles Kanitz)


Este é mais um dos livros obrigatórios para quem está começando a estudar contabilidade. Explica conceitos comuns que são atividade do contador.


Livros sobre empreendedorismo


Para se tornar um empreendedor de sucesso, é preciso leitura! Que tal algumas outras dicas de livros sobre empreendedorismo? Vamos lá!


  • Pai Rico, Pai Pobre (Robert T. Kiyosaki): este livro é um clássico para os empreendedores, a obra é conhecida no mundo todo. São lições simples que ajudam a desenvolver uma inteligência financeira.
  • O Milagre da Manhã (Hal Elrod): outra obra muito conhecida a redor do mundo, O Milagre da Manhã propõe uma mudan;a de hábitos para desenvolver todo o nosso potencial.
  • Trabalhe 4 Horas por Semana (Timothy Ferris): conheça uma forma de obter renda baseada na produtividade no livro, além de diversas outras dicas.


Bônus: podcasts para aumentar o seu conhecimento!


Você já ouviu falar de podcasts, não é? Provavelmente até já escutou algum deles!


Este formato de conteúdo tem se popularizado mundialmente nos últimos anos, e já conquistou diversas pessoas no Brasil. Uma das principais vantagens é a praticidade. Você tem a liberdade de escutar podcasts no horário que quiser!


Além da leitura, escutar podcasts também é uma forma de aumentar o seu conhecimento. Por isso, que tal algumas dicas de podcasts de empreendedorismo?


  • TED Talks Negócios: uma dica legal para quem não tem tanto tempo para se dedicar aos podcasts mas ainda quer ficar por dentro das novidades do empreendedorismo é o TED Talks Negócios. Ele traz alguns dos maiores inovadores, empresários e pesquisadores, e os episódios não passam de 20 minutos!
  • Nerdcast Empreendedor: abordando assuntos como cases de sucesso, estratégias de marketing e outros, o Nerdocast é um dos maiores podcasts de empreendedorismo do Brasil. Os episódios t”em até duas horas de duração.


Separamos mais alguns podcasts sobre empreendedorismo neste artigo aqui: Dicas de podcast de empreendedorismo: aprenda quando quiser!

 

 

Por fim, como está a sua lista de leitura para 2022? Espero que tenha gostado das dicas e que pelo menos um dos livros tenha despertado o seu interesse!


A Online Applications possui diversos artigos como esse que você acabou de ler! Publicamos todas as semanas conteúdos incríveis para quem gosta do mundo fiscal, logístico e de tecnologia. Acesse também nossos materiais gratuitos!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *