fbpx
Inteligência Artificial integrada ao departamento tributal e fiscal

Talvez muitos ainda nunca tenham pensado que a junção da Inteligência Artificial (AI) com a área tributal e fiscal das empresas é possível. Já hoje existem ferramentas digitais que nasceram com a finalidade de ajudar a área a melhorar os seus processos com a tecnologia.


Quando falamos em Inteligência Artificial no departamento fiscal e tributário, precisamos entender o contexto histórico em que estamos. O avanço da tecnologia permitiu a automação de processos que antes só eram feitos manualmente, o que é um ponto de extrema importância. 


Por que continuar fazendo trabalhos manuais que levam tempo se há a opção de automatizar a sua empresa e consecutivamente melhorar a sua produtividade?


Acompanhe o artigo para descobrir os benefícios da Inteligência Artificial nos departamentos fiscais e tributários. Boa leitura!


Antes, vamos definir o que é Inteligência Artificial


Muitos associam a AI com robôs humanoides que são programados para serem iguais a nós, e talvez um dia até dominem o mundo. Mas isso é papo de ficção científica, fique tranquilo. A Inteligência Artificial já está presente no nosso dia-a-dia, sabia?


Alguns exemplos disso são o sistema de reconhecimento de voz que provavelmente está presente no seu smartphone ou propagandas personalizadas nas redes sociais ou email.


Em resumo, a AI é uma vertente da ciência da computação que são desenvolvidos com algumas capacidades humanas, como o raciocínio, tomada de decisões e aprendizado. 


Ou seja, é um sistema de autoaprendizagem. Para isso é necessário uma alta quantidade de dados, o que já temos hoje e faz com que o ambiente seja favorável para a AI. Com essa massa de dados disponíveis, os sistemas irão aprender a reconhecer nuances e diferentes ambientes.


Portanto pensando na área fiscal, a Inteligência Artificial é extremamente útil. Cálculos de impostos e de pagamentos passam a ser automatizados e o seu tempo nestas atividades se reduz.


Benefícios da Inteligência Artificial integrada na área fiscal e tribuária


Como sabemos, a rotina dos departamentos fiscais contém diversas atividades que devem ser entreges nas datas corretas. Entre as atividades mais recorrentes temos a emissão de notas fiscais, cálculos e apuração de imposto, cadastro de produtos e diversas outras. Sabemos que se essas tarefas não forem realizadas, haverá consequências negativas na empresa.


Focando nos benefícios da AI, um deles é contribuir para que uma série de atividades levem menos tempo para serem entregues. Vamos te mostrar alguns dos outros benefícios da implantação dela no seu departamento fiscal:


  1. Processos mais eficientes: Com a automatização, os processos fiscais passam a ser feitos em menos tempo. Assim os colaboradores podem utilizar o tempo em atividades mais importantes.
  2. Menor incidência de falhas humanas: Mesmo que ocorram com pouca incidência, ainda sim é possível cometê-las. Por isso ao automatizar o departamento, falhas como erro de digitação ou cálculo não acontecem mais.
  3. Redução de custos: Com a menor incidência de falhas, diminuição de tempo em certas atividades e processo mais eficientes, é possível sim poupar gastos.


Como dito anteriormente, a automatização dos processos fiscais e tributários nas empresas traz diversos benefícios. A ajuda da Inteligência Artificial é um bom aliado para a tranformação digital dos negócios. Em resumo, o AI são  sistemas desenvolvidos com certas capacidades humanas, assim como a autoaprendizagem. Para as organizações, existem vários pontos positivos, como a menos incidência de falhas humanas


O Smart Online, produto desenvolvido pela Online Applications, é uma plataforma de gestão e emissão completa de documentos fiscais. O gerenciamento inteligente pode ser uma opção viável para a automatização do seu departamento fiscal. Conheço mais sobre o nosso universo de tecnologia acessando os nossos conteúdos!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *