fbpx
fale conosco! +55 19 4062 8611
Data driven

A digitalização já vem sendo encarada como indispensável para quase todas as empresas do mundo. Afinal, cada vez mais estamos sendo orientados pela tecnologia. Um dos diferenciais que uma organização, em especial as contabilidades, pode apostar é na análise de dados, também conhecida como cultura data driven.


Em resumo, empresas que utilizam o data driven potencializam seus resultados com base em dados. Já não basta apenas coletá-los, mas os transformarem em informações úteis para o seu negócio.


Hoje, as empresas não precisam mais tomar decisões somente com base na intuição. Isso acontece porque temos acesso a uma série de dados importantes, e que podem ser úteis para a própria organização.


De fato, a crise pandêmica de 2020 também nos mostrou esta necessidade e a importância de investir na inteligência de dados. Segundo o Índice de Transformação Digital da Dell Technologies 2020 (DT Index 2020), quase 87,5% das empresas no Brasil realizaram alguma iniciativa voltada à transformação digital em 2020. Ou seja, a partir do período, a digitalização se tornou ainda mais necessária para as organizações do país.


As contabilidades também são empresas que podem se beneficiar com a cultura do data driven. Neste artigo, vamos explicar porque vale a pena investir na inteligência de dados. Boa leitura!


O que é cultura data driven?


Com dados e informações conseguimos orientar e direcionar nossas vidas, correto?

O grande objetivo da cultura data driven é justamente tratar, filtrar e cruzar uma série de dados que uma empresa possui, transformando-os em informações relevantes para a tomada de decisões certeira. Ou seja, utilizar dados na gestão de uma contabilidade, por exemplo, ajuda a planejar melhor certas ações.


De acordo com uma das previsões apontadas pela empresa Gartner (100 Data and Analytics Predictions Through 2021), nos últimos 3 anos, empresas de todo o mundo produziram 90% do total de dados armazenados anteriormente.


Por isso, este boom de informações sendo criadas e registradas é surpreendente. Em contrapartida, provavelmente a menor parcela destes dados estão, de fato, sendo interpretados e utilizados em benefício das próprias empresas.


A contabilidade data driven


As contabilidades, talvez até mais que outras empresas, possuem inúmeros dados de seus clientes. É uma oportunidade incrível utilizá-los para melhorar o serviço da empresa. Com a análise do data driven, isso é mais do que possível. Agora, é mais fácil entender onde estão as falhas no serviço contábil e outras oportunidades de negócios.


Esta cultura é uma ciência que envolve uma série de métodos científicos e estatísticos, para que a análise extraia realmente informações relevantes para o negócio.


Por que investir no data driven?


Vários benefícios da cultura data driven foram citados ao longo do artigo. Quando bem implementado na empresa contábil, pode gerar diversas vantagens, assim como:


  • Eficiência e agilidade no momento de tomar decisões;
  • Faz provisões mais assertivas sobre processos;
  • Auxilia no planejamento do futuro da empresa;
  • Escancara novas oportunidades;
  • Reduz custos;
  • Mostra onde melhorias podem ser feitas nos serviços e produtos;
  • Desenvolve maior adaptabilidade nos colaboradores.


Como começar a se transformar?


Entender como funciona desenvolver a cultura data driven na empresa é essencial. Primeiramente, todos os setores da contabilidade precisam conhecê-la e aprender como ela funciona. Os colaboradores precisam entender como ela pode auxiliá-los no dia a dia, para que funcione na prática.


Ou seja, capacitar todos que trabalham no escritório contábil é extremamente importante. O processo também deve contar com líderes, que ajudarão a montar como a estratégia será desenvolvida na empresa. É tarefa deles pensar em como engajar outros colaboradores e saber quais serão as informações necessárias de serem coletadas.


Além disso, a tecnologia é essencial para que o data driven funcione. É preciso escolher um software especializado que cumpra, de fato, as expectativas da contabilidade e seja fácil de ser utilizado.



Em conclusão, a cultura data driven amplia resultados com ajuda da tecnologia. O data driven busca analisar, tratar, filtrar e cruzar dados. Entre os resultados que são obtidos, estão a melhor tomada de decisões com base em informações completas e apontamento de melhorias.


Entendeu o que significa o data driven? Fique por dentro dos assuntos tecnológicos do momento no blog da Online Applications!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *