fbpx
Gestão para pequenas e médias empresas: dicas fundamentais

Gerir empresas não é tão fácil quanto parece, mesmo que ela ainda esteja começando no mercado ou estabelecida nele. Para que o seu negócio prospere, é preciso ter controle absoluto nos processos e também no setor financeiro. Há vários desafios que empresas precisam superar, por isso uma boa gestão é essencial para o sucesso.


Um estudo criado pelo Sebrae e Fundação Getúlio Vargas (FGV) em 2020 mostrou que o papel das micro e pequenas empresas é fundamental para o PIB do país. Elas respondem por cerca de 30% do PIB de todo o Brasil, provando ser cada vez mais essenciais para todos. Mas, para se tornarem um sucesso, precisam ter uma boa gestão.


Selecionamos algumas dicas de gestão para ficar de olho e tentar aplicar na sua empresa. Afinal, na estrada de vida de uma organização há muitos desafios e poucas chances de errar. Continue lendo!


Crie um planejamento estratégico


Elaborar um planejamento é uma das primeiras coisas a se fazer. Este passo normalmente é feito na hora de criar uma empresa, mas nada impede de criá-lo depois de já ter uma. Saiba o propósito da empresa, analise quais são os seus pontos fortes e fracos. Estude um pouco mais sobre o mercado e conheça o que os seus concorrentes estão fazendo.


Depois disso, é possível estabelecer metas que são possíveis de ser cumpridas de acordo com suas prioridades. 


Lembre sempre de atualizar o seu plano, acompanhando as novidades do mercado. Assim, seu planejamento estratégico será cada vez mais eficaz.


Entenda os seus gastos


As contas da empresa precisa sempre bater, monitorando quais são as suas despesas e acompanhando o fluxo do caixa. Não ter uma visão clara sobre a parte financeira é perigoso. 


Também não misture finanças pessoais e da empresa para evitar problemas, crie contas separadas. Se atente aos gastos desnecessários, continue com o pé no chão.


Conheça seus clientes


O cliente sempre deve estar em primeiro lugar. A partir dele, a organização propõe estratégias de vendas e consegue se manter ativa. 


A grande missão das empresas é sempre pensar e se preocupar com ele, pois boas experiências criam clientes fiéis ao seu negócio.


Motive colaboradores


Não só com clientes uma empresa pode se preocupar. Os colaboradores também são uma parte essencial para o sucesso. Encontre formas de criar um senso de pertencimento ao local de trabalho, sempre se comunique de forma mais clara possível e os motive. 


Colaboradores mais motivados sempre produzem mais, propõe melhorias e buscam o que é melhor para a empresa. Forneça feedbacks constantes, mostrando onde estão trabalhando bem e onde podem melhorar.


Invista na educação


Já sabemos que a educação é fundamental para o país, mas você sabia que também é para a gestão de empresas? 


Ao investir na educação, você faz com que a empresa seja mais eficiente. Sempre há novas coisas para aprender, por isso ofereça quando for possível cursos, palestras e eventos para que o seu colaborador aprenda. Assim, ele conseguirá trazer mais ideias inovadoras para a sua empresa.


Receba ajuda da tecnologia


A tecnologia está cada vez mais avançada, conta com soluções específicas para empresas. Ela pode ser uma boa aliada para fazer com que a gestão se torne mais simples. 


Com ela, você pode controlar processos, acompanhar as finanças e melhorar a comunicação da sua equipe. Além de substituir processos manuais e torná-los mais seguros.


Você conhece o Smart Online? A plataforma de gestão completa de documentos fiscais desenvolvida pela Online Applications, ajuda na visualização total das movimentações financeiras das empresas. Além de possibilitar a criação de relatórios personalizáveis e diversos outros recursos para a gestão. Conheça mais sobre o Smart.


Em conclusão, a gestão de empresas é fundamental para que as empresas prosperem, sempre de olho no futuro e em inovações que surgem no mercado. Lembre-se de sempre priorizar o seu cliente, motivar os seus colaboradores e acompanhar as finanças. Há mais artigos sobre o assunto no blog da Online Applications!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *