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5 empresas que deixaram o mercado (ou quase) pela falta de inovação

Não é surpresa para ninguém que muitas empresas que não se modernizaram, ou ignoraram as transformações digitais, acabaram deixando o mercado. A falta de inovação é um dos fatores que leva diversas empresas a falência todos os anos.

 

Hoje, a tecnologia está ocupando espaços antes impensáveis. Nas empresas, passou a ser essencial em pouco tempo.

 

Os empresários que não inovaram nos últimos anos, provavelmente veem como isso foi negativo para os negócios. A modernização não pode mais ser freada.

 

Provavelmente vários donos de empresas que decidiram inovar depois de negar as tecnologias, talvez não tiveram mais sucesso. Hoje, é preciso pensar tecnologicamente para se manter no mercado tão competitivo.

 

Selecionamos alguns dos casos mais emblemáticos de empresas que tiveram que fechar as portas, ou perderam clientes, pela falta de inovação, relembre:

 

As 5 empresas com falta de inovação

 

Blockbuster

 

Sem dúvida esse é um dos casos mais famosos da nossa época. Os mais novos talvez não tiveram a felicidade de alugar filmes em uma locadora, mas seus pais provavelmente têm histórias para contar sobre o assunto.

 

A Blockbuster, fundada em 1985, era uma empresa americana gigante, a maior franquia deste segmento. Espalhada pelo mundo todo, possuía milhares de clientes. A empresa sobreviveu a mudança do VHS para os DVDs, mas a inovação parou por aí quando decidiram ignorar um concorrente que vinha rápido em sua direção: a Netflix e os streamings de vídeo.

 

Mesmo assim, eles tiveram uma oportunidade única: em 2000, a companhia teve a oportunidade de comprar a Netflix… mas não comprou.

 

Mais tarde, com a chegada do streamings de vídeo, a população deixou de alugar DVDs e a empresa entrou em crise. Hoje, só existe uma Blockbuster aberta no mundo, e fica em Oregon, nos Estados Unidos.

 

Kodak

 

Para quem tem um pouco mais de 20 anos, provavelmente lembra dos produtos da Kodak. Certo?

 

A empresa revolucionou o mundo da fotografia e, por muitos anos, liderou o mercado. E quando falo muitos anos, realmente foram muitos: a empresa americana foi fundada em 1888!

 

Na década de 70, a Kodak chegou liderar a venda de câmeras e filmes fotográficos. Porém, a empresa acabou negando as transformações digitais. O mais trágico é que ela inventou a tecnologia que, anos depois, a levaria a ruína: as máquinas digitais.

 

A Kodak, com medo de que a invenção atrapalhasse suas vendas já consolidadas no mercado, decidiu engavetar a ideia. Posteriormente, outras empresas decidiram lançar o produto e foi um sucesso.

 

Obviamente, a marca fez de tudo para não ficar para trás e começou a vender câmeras digitais. Mas foi tarde demais. A Kodak faliu em 2012.

 

Atualmente a empresa foi reaberta e ainda desenvolve produtos interessantes. Porém, deixou de ser líder no mercado.

 

Xerox

 

A empresa que virou sinônimo de fotocópias (algo que o pessoal do Marketing sonha em tornar possível com outras empresas) também quase faliu.

 

A Xerox, fundada em 1906, era incrível quando o assunto era tecnologias inovadoras.

 

Lançaram diversos produtos, como computadores, desktops, impressão à laser, e muito mais. Porém, a empresa não se aproveitou de suas tecnologias, e a falta de visão a estagnou. Ou seja, a gestão também é crucial, além da inovação.

 

Myspace

 

A primeira rede social americana, o Myspace, foi fundada em 2003 e hoje é só uma lembrança para os seus antigos usuários.

 

A empresa começou a ganhar público por sua ideia de conectar pessoas ao redor do mundo, onde elas poderiam interagir, compartilhar fotos e outros tipos de mídia. Deu certo por bastante tempo, até que a concorrência chegou: o Facebook.

 

Com muitas outras funcionalidades e formas diferentes de se conectar, o Facebook logo desbancou o Myspace. A falta de inovação foi crucial, e acabou com a empresa.

 

BlackBerry

 

Talvez você, leitor, tenha comprado algum celular da BlackBerry no passado. A empresa, fundada em 1984 no Canadá, foi uma das principais marcas de celulares nos Estados Unidos.

 

Mundialmente conhecidos por seus telefones com teclados, a empresa ignorou a tecnologia touch-screen. Na época, avaliava que a Apple e seu primeiro iPhone (2007) não iria conseguir lidar com a segurança a nível de e-mail empresarial.

 

Mas, em pouco tempo, a Apple dominou o mercado com a nova tecnologia, e a BlackBerry perdeu quase todo o seu lugar. Hoje, a empresa vem tentando se redefinir lentamente.

 

 

De fato, a falta de inovação pode sim decidir o futuro das empresas.

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