fbpx
fale conosco! +55 19 4062 8611
Os 3 principais desafios da logística para e-commerce

Não podemos negar que o e-commerce revolucionou a forma em que vivemos. Principalmente após a pandemia do novo coronavírus, o comércio eletrônico se tornou essencial para diversas pessoas ao redor do mundo.


Muitas pesquisas sobre este cenário foram desenvolvidas, e todas indicam o aumento do e-commerce nos últimos anos.


O crescimento desta modalidade de vendas atingiu 68% em 2020 no Brasil, em relação ao ano anterior. Os dados são da Abcomm (Associação Brasileira de Comércio Eletrônico), que também mostrou que os marketplaces apresentaram um aumento no faturamento do setor, sendo responsáveis por 51% das vendas online.


Para quem trabalha com logística, essa transformação do mundo trouxe diversos benefícios, mas também desafios. Neste artigo, listamos os principais desafios de quem trabalha com logística no Brasil. Além de mostrar formas de solucionar problemas comuns.


Benefícios do e-commerce


Quando o assunto é e-commerce, conseguimos citar diversos benefícios que a modalidade de vendas traz para a população e para as empresas também.


Como podemos analisar, o cenário vem se tornando cada vez mais produtivo para quem vende online.


Um dos pontos positivos para os vendedores é a visibilidade que o e-commerce oferece para suas empresas. Afinal, estar na internet é como possuir uma vitrine que pode ser vista por milhares de pessoas.


Obviamente, o aumento das vendas e crescimento das empresas são resultado de estarem presente no online.


Para os compradores, também há diversos pontos positivos em comprar pela internet. Primeiramente, temos a comodidade, já que não precisamos sair de casa para comprar. Além de encontrar produtos com preços menores do que em lojas físicas.


Ou seja, podemos concluir que os benefícios do e-commerce abrangem tanto consumidores quanto empresas que utilizam esta modalidade de vendas.


Os desafios da logística para e-commerce


Com tanta gente comprando pela internet, podemos imaginar a complexidade da logística por traz deste cenário.


Cada vez mais o consumidor busca por entregas rápidas, atendimento especializado e facilidade ao efetuar a compra. Por isso e pela grande demanda, existem grandes desafios para quem trabalha com logística.


Como sabemos, é o papel da logística otimizar todo o processo de compras, desde a armazenagem do produto até a entrega final. Portanto, os desafios precisam ser superados. A seguir, veja alguns deles:


Falta de modernização


A tecnologia que possibilitou o nascimento do e-commerce também pode ser uma aliada quando o assunto é a otimização da cadeia de suprimentos.


Em um mercado tão competitivo, as empresas logísticas precisam se preocupar com a modernização. Afinal, com ela conseguimos diversos benefícios que podem ajudar no crescimento das organizações.


Utilizar sistemas ultrapassados pode ter consequências graves na cadeia logística.


Troca de produtos


A logística reversa é um dos desafios que podemos encontrar em diversas empresas no país e no mundo. É essencial alinhar como funcionará a troca de produtos, até porque a devolução é muito comum.


As empresas precisam estar preparadas para atender demandas de troca de produtos com a mesma agilidade que realizaram a entrega. Afinal, é um direito do consumidor e afetará o modo como ele enxerga a empresa.


Falhas na comunicação


Provavelmente erros na comunicação é um dos principais desafios que afetam o desempenho da logística no Brasil. São problemas que vão desde o pedido do produto até a realização da entrega.


Alguns exemplos da uma comunicação falha são: dificuldades no fechamento das transações financeiras; falta de informações de rastreio; erro no endereçamento; indisponibilidade de produtos; etc.


Novamente, todas essas falhas na comunicação podem ser resolvidas com ajuda da tecnologia e softwares especializados.

 

Por fim, neste artigo você conheceu alguns dos principais desafios da logística atual voltada para o e-commerce. Todos eles podem ser resolvidos com ajuda da tecnologia. Para mais artigos sobre e-commerce e vendas online, acesse o blog da Online Applications!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *