fbpx
fale conosco! +55 19 4062 8611
conheca-os-5-passos-para-um-networking-de-sucesso

Muito se fala pelo mundo corporativo sobre o networking, uma técnica – se assim podemos chamá-lo – que tem por objetivo facilitar a conexão ou então, a criação de uma rede de contatos.


Para alguns profissionais, networking é sinônimo de troca de favores ou o famoso “me indica lá no seu trabalho”, mas a situação não é bem assim. Na prática, as empresas não contratam um profissional apenas por ser amigo de alguém, é preciso ter competência e um bom currículo.


A indicação é apenas o primeiro passo de um processo mais complexo do que se imagina. O ponto é que, networking não se encaixa na ideia de escambo, é mais sobre colher as informações certas que poderão te ajudar a estar na frente em processo seletivo. E já adiantamos, isso não é crime nenhum, portanto está mais que liberado!


Apesar de ser muito comentando por aí, você sabe como fazer um bom networking para conquistar a tão sonhada posição e ter contatos valiosos? Neste artigo vamos te contar tudo, confira as nossas dicas!

 

Explicando melhor…

 

Como mencionamos no início, trata-se de uma rede de contatos, construída muitas vezes com foco em um objetivo específico. É necessário investimento de tempo, interesse e muitas vezes, paciência. Podem fazer parte dessa rede, familiares, amigos, colegas de trabalho, pessoas que você admira e até mesmo clientes.


Além disso, na rede corporativa mais famosa, o LinkedIn, uma das técnicas mais utilizadas é a abordagem direta de pessoas que já estão na área/posição almejada, ou que tenham conhecimento para oferecer bons feedbacks e outros requisitos que você decide.


Entretanto, vale ressaltar que toda essa conexão deve ser construída de forma leal, respeitosa e natural. Um bom networking é importante para o desenvolvimento pessoal e profissional do indivíduo, pois acaba aproximando pessoas com os mesmos interesses e favorece a troca de experiências, sem contar outros benefícios como:

 

• Melhora da capacidade de percepção;
• Facilita o acesso às informações;
• Melhora o entendimento do que você precisa desenvolver/aprimorar;
• Gera mais e melhores oportunidades;
• Facilita a visualização e criação de um bom plano de carreira;
• Impulsiona a sua criatividade e perfil;
• Fortalece as suas relações.

 

5 passos para ter sucesso nas conexões

 

  1. Concentre-se nas pessoas certas

O segredo do networking não é conhecer o máximo de pessoas possível, em vez disso, você precisa se concentrar nas pessoas que serão capazes de fazer a diferença em sua carreira e conseguirão te levar mais perto do objetivo.

 

  1. Crie situações em que todos ganham e não seja uma pessoa invasiva

É muito importante que você e a outra parte ganhem igualmente no networking. Se você se beneficiar mais do que a outra pessoa, ela se sentirá usada. Abordá-la com naturalidade, buscando sempre demonstrar admiração e interesse é um bom primeiro passo.

 

  1. Torne-se uma ponte e seja notado

Você nem sempre precisa ganhar algo com a conexão. Se você puder apresentar pessoas que podem se beneficiar umas das outras, também será eficaz para criar relacionamentos. Seus contatos de interesse poderão ir até você de forma espontânea, criando um relacionamento mais forte com várias pessoas.

 

  1. Use todas as redes sociais

Não se limite, aproveite o Facebook, Instagram e Twitter para se conectar de maneira pessoal a diferentes pessoas ao seu redor. No LinkedIn, por exemplo, você pode ter um contato mais formal e utilizá-lo para armazenar seus contatos mais interessantes. Vá além do óbvio!

 

  1. Aceite convites

Uma das melhores maneiras de conhecer pessoas ainda é o cara a cara. Há quantos convites você tem dito ‘sim’ nos últimos meses? Hoje em dia temos feiras, congressos, palestras, meetups, grupos para networking e uma série de eventos gratuitos que te ajudarão a criar e fortalecer conexões. Comece a explorar os recursos disponíveis fora da tela, ela é uma ótima opção, mas não a única.

 

Você já recorreu ao seu networking para assuntos profissionais? Confira também nosso artigo sobre soft skills no mundo corporativo! E não se esqueça de clicar aqui para ficar por dentro dos nossos artigos diários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *